Chaminés de Urgup – Capadócia, Turquia
Situada junto a uma colina, o Cerro dos Desejos, à beira do rio Damsa, um afluente da margem esquerda do rio Hális (Kızılırmak, rio vermelho), 20 km a leste de Nevşehir, na estrada que desde há séculos ligava Constantinopla a Cesareia (atual Kayseri), as Chaminés de Urgup da cidade de Urgup é uma das localidades mais notáveis da Capadócia, pelas peculiaridades geológicas e pelo rico patrimônio histórico que tanto contribuem para a fama da Capadócia.
A erosão combinada da água e do vento associada às diferenças de dureza das rochas de origem vulcânica e calcária, produziram formas que lembram esculturas, com vales e colinas e os característicos cones rochosos chamados de chaminés de fadas, muitas vezes encimados por um “chapéu” de rocha mais dura.
Chaminés de fada, também chamadas de pirâmides de terra, são grandes colunas naturais em forma cónica que sustêm no seu topo um bloco de rocha maior, que funciona como protetor da erosão até que, com o continuar da erosão, não seja mais possível sustentar esse bloco. Formam-se a partir da ação erosiva das águas fortes em terrenos detríticos heterogéneos, muitas vezes de origem glaciária, podendo atingir alturas de 40 metros.
Fonte: Wikipédia