Descubra a Eslovênia: Natureza, cultura rica e experiências únicas
Chegou a vez de fazer uma bela viagem para Eslovênia, um pequeno país situado na Europa Oriental, com paisagens formadas por montanhas, e extensas áreas recobertas por florestas.

O nome Eslovênia significa “terra dos eslavos”, remetendo às origens do povo esloveno e da maior parte da população das regiões central e oriental da Europa.

A Eslovênia se tornou uma nação independente da Iugoslávia em 25 de junho de 1991, e em 2004, membro da União Europeia.

É hoje, sem dúvida, uma das nações mais desenvolvidas do leste europeu e apresenta elevados índices de qualidade de vida.

Sua capital é a cidade de Liubliana, a mais populosa do país, onde está instalado o principal aeroporto.

Liubliana

Os eslovenos são conhecidos, inegavelmente, pela adoção de políticas públicas que promovem a preservação do meio ambiente local.

As áreas de proteção ambiental representam 53% da superfície do país.

Por essa, e outras razões, recebe o título de um dos países mais sustentáveis do mundo.

Além dos eslovenos nascidos no país, a sua população é composta por pessoas oriundas de países vizinhos, o que contribui para a diversidade cultural da Eslovênia, como: Croácia, Bósnia e Sérvia.

Sua economia, outrossim, é uma das mais desenvolvidas da região, com destaque para o setor secundário, que agrega a atividade industrial, diversa e moderna.

Em termos de religião, o catolicismo apresenta o maior número de adeptos.

Por outro lado, muitas línguas além da oficial, o esloveno, são faladas no país, incluindo dialetos regionais.

Alguns lugares para visitar durante uma viagem para Eslovênia: Lago Bled; Caverna de Postajna, a maior caverna turística da Europa; Piran uma cidade que é um verdadeiro museu ao ar livre, com arquitetura medieval e rica herança cultural; Maribor, a segunda maior cidade do país, com sua famosa estação de esqui, e uma região muito conhecida pela produção de vinho; Parque Nacional Triglav; e Lago Bohinj.

Maribor - Eslovenia

Duas curiosidades sobre a Eslovênia:

1. A videira mais velha do mundo, com quatrocentos anos, está na cidade eslovena de Maribor;
2. Ademais, a nação contabiliza mais de dez mil cavernas.

Ressalte-se, por oportuno, que o território esloveno dispõe de clima temperado, com verões variando de quentes e secos com temperaturas de até 27ºC, até verões amenos (21 ºC em média).

Os invernos, também variando de amenos e úmidos, com média de 10 ºC , até invernos muito frios, de tal sorte que pode ocorrer neve em muitas regiões do país.

E, finalmente, a pluviosidade se concentra nos meses de primavera e outono.

O território esloveno apresenta formas de relevo bastante diversas.

As regiões norte e noroeste do país são caracterizadas pela presença de uma extensão da cordilheira dos Alpes.

Fica, de fato, nessa área o ponto culminante do país, o monte Triglav, que é parte da sub cordilheira denominada Alpes Julianos, e se situa a 2.864 metros acima do nível do mar.

Monte Triglav

Já o sudoeste do país é moldado sobre rochas calcárias.

Os terrenos ao leste, por sua vez, são formados por montanhas e vales, sendo essa a área com a maior quantidade de rios.

Com 144 km de extensão, o rio Drava é, por certo, o principal curso d’água que banha o território esloveno, e um dos mais importantes em termos de transporte hidroviário, abastecimento e geração de energia elétrica.

Rio Drava

Ele é considerado um dos rios mais explorados do mundo.

Além disso, o único porto marítimo da Eslovênia fica na cidade litorânea de Koper.

A paisagem cultural da Eslovênia expressa muito de sua história, como nas inúmeras igrejas de estilo arquitetônico clássico, e nos castelos que podem ser encontrados em várias cidades.

O principal deles é o Castelo de Predjama, erguido na entrada de uma caverna, um ponto turístico muito visitado.

Castelo de Predjama

Muitas celebrações são realizadas anualmente no país, como o Festival Liubliana, que acontece desde 1953 na capital, durante o verão, e conta com apresentações musicais e de dança.

Nos esportes, com toda a certeza, o destaque fica com o esqui.

Já de outra parte, na culinária eslovena o destaque é a carne, um elemento muito presente.

Uma das especialidades do país é o prsut, um presunto originário da região do Kras, no sudoeste da Eslovênia.

E entre as bebidas típicas, está o vinho.

Ademais as sobremesas tradicionais incluem potica (rolo de nozes), pinça (pão doce, tradicionalmente, feito na páscoa; prekmurska gibanica (bolo em camadas, com sementes de papoula, nozes, maçãs, passas e queijo tipo quark).

Prekmurska Gibanica - Doce típico da Eslovenia

O país, igualmente, tem uma longa tradição de apicultura, portanto o mel é obrigatório no menu.

Uma a cada vinte pessoas, na Eslovênia, é criadora de abelhas. Essa atividade, com efeito, é facilitada pela quantidade de árvores e florestas no país, um grande atrativo para elas.

Assim, visite nossas redes sociais e conheça o que há de melhor na área do turismo!

Para mais informações sobre muitas opções de roteiros, exclusivos pacotes de viagem para a Eslovênia e parte da Europa, bem como outros destinos, e reservas, da TS VIAGENS, CLIQUE AQUI e converse com uma de nossas consultoras.

Esse é o primeiro passo, de muitos, rumo à uma viagem para a Eslovênia.

Uma nação que te aguarda oferecendo o que há de melhor para visitar, saborear, e contemplar!

Viaje com toda a tranquilidade e conforto com a assessoria da TS Viagens Internacionais, e colecione momentos inesquecíveis de puro encantamento e prazer!