Viagem para Croácia – Dicas e Informações
Interessado em realizar uma viagem para a deslumbrante Croácia?
TS VIAGENS INTERNACIONAIS dará agora, especialmente para você, algumas dicas de maravilhosos lugares para conhecer em sua viagem para a Croácia, esse maravilhoso país!
Primeiramente, esclarecemos que trata-se de um país da Europa Oriental com uma longa costa no Mar Adriático.
Abrange mais de mil ilhas, parques com lagos de águas turquesas e esmeraldas, e é atravessado pelos Alpes Dináricos.
A população local é pequena e desfruta de um bom padrão de vida, com influência cultural de outros povos balcânicos, a saber, sérvios e bósnios.
Além de ser famosa por suas festas e baladas animadas, a Croácia também chama a atenção por suas fortalezas e muralhas bem conservadas, e por abrigar uma das cidades medievais mais bonitas do mundo.
História, praia e o mar Adriático: isso é o que oferece uma viagem para a Croácia.
NOME OFICIAL
República da Croácia
CAPITAL
Zagreb que se distingue pela Gornji Grad (Cidade Alta) medieval, e diversos museus.
IDIOMAS OFICIAIS
Croata, uma das línguas oficiais da União Europeia, e mais três dialetos.
MOEDA
Desde 1° de janeiro de 2023, todos os produtos e serviços na Croácia são comprados e vendidos em euros.
ECONOMIA
A Croácia pertenceu a Iugoslávia, contudo conquistou sua independência em 1991.
A nação apresenta elevado índice de desenvolvimento, com economia concentrada no setor de serviços – com destaque para o turismo – e na indústria (processamento de alimentos e produção de bebidas como o vinho).
RELIGIÃO
Católica (a maioria), cristã ortodoxa e islâmica.
TURISMO
Então, quais lugares conhecer durante uma viagem para a Croácia?
A nação, certamente, hospeda lugares incríveis para visitar, incluindo a menor cidade do mundo, de nome Hum, de acordo com o Guinness World Records.
O território croata conta com várias paisagens naturais e históricas, com destaque para as praias, os lagos e as construções históricas das suas cidades medievais.
Acompanhe:
1)Dubrovnik
Esse Patrimônio Mundial da UNESCO, é dividido entre uma cidade medieval e lindas praias.
É a principal cidade costeira, inegavelmente, o destino mais popular da Croácia, também conhecida como a ‘’Pérola do Adriático”.
Sua Cidade Antiga, é cercada por enormes muros de pedra erguidos no século XVI, uma grande muralha.
Seus prédios bem conservados abrangem desde a igreja barroca St. Blaise até o Palácio Sponza, da Renascença, e o gótico Palácio do Reitor, agora um museu de história.
Pavimentado com pedra calcária, o Stradun (ou Placa) é um passeio público repleto de lojas e restaurantes.
Outrossim, o convento e a Igreja Franciscana de Dubrovmik constituem um enorme complexo pertencente à Ordem dos Frades Menores, reunindo o convento, uma igreja, uma biblioteca e uma das mais antigas farmácias da Europa.
Está localizado justamente na Placa, a rua principal de Dubrovnik.
Voltado para o mar, carrega beleza em sua arquitetura e muita paz em seu interior.
O Mosteiro Dominicano de Dubrovnik é um complexo religioso que começou a ser construído no século XIII demorando para ser finalizado e, por esse motivo, combina elementos românicos, góticos e barrocos.
A parte mais bonita do mosteiro, sem dúvida, é o pátio interno, rodeado por arcos, com laranjeiras e palmeiras, e coroado com um poço de pedra icônico.
Ademais, seu campanário se tornou um símbolo da cidade.
Saliente-se que no museu do mosteiro há manuscritos antigos, esculturas religiosas e pinturas dos séculos XV e XVI, que retratam cenas da Bíblia.
2)Zagreb
É a capital e maior cidade da Croácia, marcada pela arquitetura austro-húngara dos séculos XVIII e XIX.
É o centro econômico, político e educacional da nação.
Abriga a Catedral de estilo gótico com duas torres, a belíssima Igreja de São Marcos, datada do século XIII, com telhado de azulejos coloridos.
Além disso, com indústrias variadas movimentando sua economia, a capital croata tem um coração vermelho como símbolo e conquista o visitante com particularidades que a fazem muito especial.
Como a Praça das Flores, onde as pessoas vão para verem e serem vistas, com a presença certa, aliás, das celebridades croatas.
Ainda mais, nas proximidades fica a rua de pedestres, repleta de cafés.
Esse destino oferece, igualmente, museus, lojas e parques.
3)Zadar
Com mais de três mil anos de história, é conhecida pelas ruínas romanas e venezianas, e pelo pôr do sol mais bonito do mundo.
É a cidade croata mais antiga, habitada desde a Antiguidade, e seu centro histórico é um museu a céu aberto, com construções milenares e piso de mármore.
Contornando o fórum da era romana, fica o Convento de Santa Maria, do século XI, com artes religiosas que datam do século VII.
Abriga, igualmente, a grande Catedral de Zadar, do século XIII, e a redonda pré-românica Igreja de São Donato, do século IX.
Outro belo passeio: as ruínas do mosteiro da ilhota de Galovac, facilmente acessível por uma curtíssima viagem de barco.
Enfim, várias são suas atrações, merecendo destaque, também, duas instalações à beira-mar : “Saudação ao sol” e “Órgão do mar”, que promovem um show, combinando a luz e o som oferecidos pela natureza, que resultam em um encantador efeito que varia ao longo do dia.
Portanto, uma belíssima atração, única no mundo, onde o sol e o mar apresentam um verdadeiro espetáculo a cada final de tarde!
Outra ilha muito popular é Ugljan, com seus restaurantes de frutos do mar.
Conta, ademais, com um calçadão e sua feirinha de artesanato.
4)Split
Segunda maior do país, essa cidade conhecida como a mais esportiva da Croácia, é notória por suas praias e pelo Palácio de Diocleciano, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Uma fortaleza central que foi erguida pelo imperador romano no século IV.
Decerto, impressiona à primeira vista por sua imponência e pelo grau de conservação.
Desse modo, o palácio já abrigou milhares de construções e hoje ainda possui mais de duzentas.
Dentro de seus muros de pedra branca e sob seus pátios há uma catedral católica, a Catedral de São Dômnio.
Em formato diagonal, o belo templo católico possui mais de vinte colunas e é ricamente decorado.
Chamam a atenção, igualmente, as várias obras de arte, a saber, as cenas da vida de Jesus Cristo esculpidas nas portas de entrada.
Em seu interior há dois belos altares, e também, a sala do tesouro, com várias relíquias, documentos etc.
Além disso, da torre dos sinos é possível admirar a encantadora vista da orla e do porto da cidade.
O Templo de Júpiter, faz parte da catedral, e é o templo romano mais conservado da Europa, construído entre os anos de 295 e 305 a mando do Imperador Diocleciano.
Posteriormente, o templo foi transformado em Batistério de São João Batista.
Outrossim, o parque florestal Marjan é o verdadeiro pulmão de Split e está localizado em um morro de onde é possível avistar a cidade. Simplesmente exuberante!
Abriga, ainda, um grande número de lojas, bares, cafés e hotéis.
5)Plitvice National Park
A duas horas de carro de Zagreb, o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, de extraordinária beleza, é uma reserva florestal de 295 quilômetros quadrados no centro da Croácia.
É conhecido por uma cadeia de 16 lagos escalonados, unidos por espetaculares cascatas que terminam num desfiladeiro de rocha calcária.
Durante o inverno é um paraíso natural com cachoeiras congeladas!
6) Ilha de Korcula
Cidade charmosa, é a sexta maior ilha da Croácia, que além de sua beleza natural, abriga muita cultura e bom vinho!
Essa paradisíaca ilha da Croácia, com tradição histórica milenar, é uma cidade murada medieval, e portanto, essencial incluí-la em sua viagem para a Croácia.
Aliás, andar pelo seu centro histórico com suas casas, igrejas e palácios feitos de pedra com telhados alaranjados, faz você se sentir parte de um cenário digno de filme.
Local de nascimento do navegador italiano Marco Polo, abriga as ruínas da casa onde ele morou, com objetos da época em exposição, e um museu em sua homenagem, com pinturas que contam a história do navegador.
Korcula Town Museum, por sua vez, expõe pinturas de artistas locais, que contam um pouco da história da ilha.
Além disso, você encontra uma arquitetura renascentista sem igual, e os famosos brasões de Korcula.
A Catedral de São Marcos, possui um estilo gótico-renascentista com pedras calcárias extraídas da ilha entre os séculos XV e XVI.
Do lado de fora é possível notar a representação de Adão e Eva, e no seu interior estão as obras Pietà, de Ivan Mestrovic (renomado escultor croata), e Anunciação, atribuída a Tintoretto ( consagrado pintor italiano).
Ainda mais, lá estão expostos o estatuto da ilha, os primeiros regramentos, e os conjuntos de leis que constituem uma parte importante da história.
Já as praias de Korcula são cinematográficas, com águas cristalinas, ótimas para a prática de snorkeling.
Outro destaque: anualmente, no dia 30 de junho, acontece a Festa do Meio do Ano, com música ao vivo nas praças, e muita gente animada se despedindo de mais um semestre que se foi, e saudando o que se inicia.
Aprecia um bom vinho?
Então, aproveite para conhecer as vinícolas e degustar os típicos vinhos da ilha, únicos!
E quais são os pratos típicos da Croácia?
CULINÁRIA NA CROÁCIA
Primeiramente, destacamos que a gastronomia croata é um verdadeiro tesouro culinário, com deliciosos pratos que refletem a rica história e tradições do país.
Os frutos do mar e queijos são itens muito utilizados em sua gastronomia, assim como uma massa conhecida como Grenadir Marsa, a sobremesa Kajzersmarn e licores de cereja (marrasquino).
Sendo certo que o prato emblemático da região é o peka composto por carne ou peixe.
Aproveite para experimentá-lo durante sua viagem para a Croácia.
CLIMA NA CROÁCIA
Possui clima mediterrâneo e temperado, com terrenos formados por planícies e montanhas.
Assim, os verões costumam ser chuvosos, e os invernos rigorosos, com precipitação na forma de neve no território croata.
Já na costa, e sobretudo nas ilhas os verões são secos, e os invernos amenos e chuvosos.
Embarque com a TS VIAGENS INTERNACIONAIS para essa viagem para a Croácia, um país encantador!
Gostou dessas sugestões?
Para informações detalhadas sobre um pacote de viagem para Croácia, muitas outras opções de roteiros e destinos, bem como reservas, entre em contato com a TS VIAGENS INTERNACIONAIS, CLIQUE AQUI, e converse com uma de nossas consultoras.
TS VIAGENS INTERNACIONAIS dará agora, especialmente para você, algumas dicas de maravilhosos lugares para conhecer em sua viagem para a Croácia, esse maravilhoso país!
Primeiramente, esclarecemos que trata-se de um país da Europa Oriental com uma longa costa no Mar Adriático.
Abrange mais de mil ilhas, parques com lagos de águas turquesas e esmeraldas, e é atravessado pelos Alpes Dináricos.
A população local é pequena e desfruta de um bom padrão de vida, com influência cultural de outros povos balcânicos, a saber, sérvios e bósnios.
Além de ser famosa por suas festas e baladas animadas, a Croácia também chama a atenção por suas fortalezas e muralhas bem conservadas, e por abrigar uma das cidades medievais mais bonitas do mundo.
História, praia e o mar Adriático: isso é o que oferece uma viagem para a Croácia.
NOME OFICIAL
República da Croácia
CAPITAL
Zagreb que se distingue pela Gornji Grad (Cidade Alta) medieval, e diversos museus.
IDIOMAS OFICIAIS
Croata, uma das línguas oficiais da União Europeia, e mais três dialetos.
MOEDA
Desde 1° de janeiro de 2023, todos os produtos e serviços na Croácia são comprados e vendidos em euros.
ECONOMIA
A Croácia pertenceu a Iugoslávia, contudo conquistou sua independência em 1991.
A nação apresenta elevado índice de desenvolvimento, com economia concentrada no setor de serviços – com destaque para o turismo – e na indústria (processamento de alimentos e produção de bebidas como o vinho).
RELIGIÃO
Católica (a maioria), cristã ortodoxa e islâmica.
TURISMO
Então, quais lugares conhecer durante uma viagem para a Croácia?
A nação, certamente, hospeda lugares incríveis para visitar, incluindo a menor cidade do mundo, de nome Hum, de acordo com o Guinness World Records.
O território croata conta com várias paisagens naturais e históricas, com destaque para as praias, os lagos e as construções históricas das suas cidades medievais.
Acompanhe:
1)Dubrovnik
Esse Patrimônio Mundial da UNESCO, é dividido entre uma cidade medieval e lindas praias.
É a principal cidade costeira, inegavelmente, o destino mais popular da Croácia, também conhecida como a ‘’Pérola do Adriático”.
Sua Cidade Antiga, é cercada por enormes muros de pedra erguidos no século XVI, uma grande muralha.
Seus prédios bem conservados abrangem desde a igreja barroca St. Blaise até o Palácio Sponza, da Renascença, e o gótico Palácio do Reitor, agora um museu de história.
Pavimentado com pedra calcária, o Stradun (ou Placa) é um passeio público repleto de lojas e restaurantes.
Outrossim, o convento e a Igreja Franciscana de Dubrovmik constituem um enorme complexo pertencente à Ordem dos Frades Menores, reunindo o convento, uma igreja, uma biblioteca e uma das mais antigas farmácias da Europa.
Está localizado justamente na Placa, a rua principal de Dubrovnik.
Voltado para o mar, carrega beleza em sua arquitetura e muita paz em seu interior.
O Mosteiro Dominicano de Dubrovnik é um complexo religioso que começou a ser construído no século XIII demorando para ser finalizado e, por esse motivo, combina elementos românicos, góticos e barrocos.
A parte mais bonita do mosteiro, sem dúvida, é o pátio interno, rodeado por arcos, com laranjeiras e palmeiras, e coroado com um poço de pedra icônico.
Ademais, seu campanário se tornou um símbolo da cidade.
Saliente-se que no museu do mosteiro há manuscritos antigos, esculturas religiosas e pinturas dos séculos XV e XVI, que retratam cenas da Bíblia.
2)Zagreb
É a capital e maior cidade da Croácia, marcada pela arquitetura austro-húngara dos séculos XVIII e XIX.
É o centro econômico, político e educacional da nação.
Abriga a Catedral de estilo gótico com duas torres, a belíssima Igreja de São Marcos, datada do século XIII, com telhado de azulejos coloridos.
Além disso, com indústrias variadas movimentando sua economia, a capital croata tem um coração vermelho como símbolo e conquista o visitante com particularidades que a fazem muito especial.
Como a Praça das Flores, onde as pessoas vão para verem e serem vistas, com a presença certa, aliás, das celebridades croatas.
Ainda mais, nas proximidades fica a rua de pedestres, repleta de cafés.
Esse destino oferece, igualmente, museus, lojas e parques.
3)Zadar
Com mais de três mil anos de história, é conhecida pelas ruínas romanas e venezianas, e pelo pôr do sol mais bonito do mundo.
É a cidade croata mais antiga, habitada desde a Antiguidade, e seu centro histórico é um museu a céu aberto, com construções milenares e piso de mármore.
Contornando o fórum da era romana, fica o Convento de Santa Maria, do século XI, com artes religiosas que datam do século VII.
Abriga, igualmente, a grande Catedral de Zadar, do século XIII, e a redonda pré-românica Igreja de São Donato, do século IX.
Outro belo passeio: as ruínas do mosteiro da ilhota de Galovac, facilmente acessível por uma curtíssima viagem de barco.
Enfim, várias são suas atrações, merecendo destaque, também, duas instalações à beira-mar : “Saudação ao sol” e “Órgão do mar”, que promovem um show, combinando a luz e o som oferecidos pela natureza, que resultam em um encantador efeito que varia ao longo do dia.
Portanto, uma belíssima atração, única no mundo, onde o sol e o mar apresentam um verdadeiro espetáculo a cada final de tarde!
Outra ilha muito popular é Ugljan, com seus restaurantes de frutos do mar.
Conta, ademais, com um calçadão e sua feirinha de artesanato.
4)Split
Segunda maior do país, essa cidade conhecida como a mais esportiva da Croácia, é notória por suas praias e pelo Palácio de Diocleciano, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Uma fortaleza central que foi erguida pelo imperador romano no século IV.
Decerto, impressiona à primeira vista por sua imponência e pelo grau de conservação.
Desse modo, o palácio já abrigou milhares de construções e hoje ainda possui mais de duzentas.
Dentro de seus muros de pedra branca e sob seus pátios há uma catedral católica, a Catedral de São Dômnio.
Em formato diagonal, o belo templo católico possui mais de vinte colunas e é ricamente decorado.
Chamam a atenção, igualmente, as várias obras de arte, a saber, as cenas da vida de Jesus Cristo esculpidas nas portas de entrada.
Em seu interior há dois belos altares, e também, a sala do tesouro, com várias relíquias, documentos etc.
Além disso, da torre dos sinos é possível admirar a encantadora vista da orla e do porto da cidade.
O Templo de Júpiter, faz parte da catedral, e é o templo romano mais conservado da Europa, construído entre os anos de 295 e 305 a mando do Imperador Diocleciano.
Posteriormente, o templo foi transformado em Batistério de São João Batista.
Outrossim, o parque florestal Marjan é o verdadeiro pulmão de Split e está localizado em um morro de onde é possível avistar a cidade. Simplesmente exuberante!
Abriga, ainda, um grande número de lojas, bares, cafés e hotéis.
5)Plitvice National Park
A duas horas de carro de Zagreb, o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, de extraordinária beleza, é uma reserva florestal de 295 quilômetros quadrados no centro da Croácia.
É conhecido por uma cadeia de 16 lagos escalonados, unidos por espetaculares cascatas que terminam num desfiladeiro de rocha calcária.
Durante o inverno é um paraíso natural com cachoeiras congeladas!
6) Ilha de Korcula
Cidade charmosa, é a sexta maior ilha da Croácia, que além de sua beleza natural, abriga muita cultura e bom vinho!
Essa paradisíaca ilha da Croácia, com tradição histórica milenar, é uma cidade murada medieval, e portanto, essencial incluí-la em sua viagem para a Croácia.
Aliás, andar pelo seu centro histórico com suas casas, igrejas e palácios feitos de pedra com telhados alaranjados, faz você se sentir parte de um cenário digno de filme.
Local de nascimento do navegador italiano Marco Polo, abriga as ruínas da casa onde ele morou, com objetos da época em exposição, e um museu em sua homenagem, com pinturas que contam a história do navegador.
Korcula Town Museum, por sua vez, expõe pinturas de artistas locais, que contam um pouco da história da ilha.
Além disso, você encontra uma arquitetura renascentista sem igual, e os famosos brasões de Korcula.
A Catedral de São Marcos, possui um estilo gótico-renascentista com pedras calcárias extraídas da ilha entre os séculos XV e XVI.
Do lado de fora é possível notar a representação de Adão e Eva, e no seu interior estão as obras Pietà, de Ivan Mestrovic (renomado escultor croata), e Anunciação, atribuída a Tintoretto ( consagrado pintor italiano).
Ainda mais, lá estão expostos o estatuto da ilha, os primeiros regramentos, e os conjuntos de leis que constituem uma parte importante da história.
Já as praias de Korcula são cinematográficas, com águas cristalinas, ótimas para a prática de snorkeling.
Outro destaque: anualmente, no dia 30 de junho, acontece a Festa do Meio do Ano, com música ao vivo nas praças, e muita gente animada se despedindo de mais um semestre que se foi, e saudando o que se inicia.
Aprecia um bom vinho?
Então, aproveite para conhecer as vinícolas e degustar os típicos vinhos da ilha, únicos!
E quais são os pratos típicos da Croácia?
CULINÁRIA NA CROÁCIA
Primeiramente, destacamos que a gastronomia croata é um verdadeiro tesouro culinário, com deliciosos pratos que refletem a rica história e tradições do país.
Os frutos do mar e queijos são itens muito utilizados em sua gastronomia, assim como uma massa conhecida como Grenadir Marsa, a sobremesa Kajzersmarn e licores de cereja (marrasquino).
Sendo certo que o prato emblemático da região é o peka composto por carne ou peixe.
Aproveite para experimentá-lo durante sua viagem para a Croácia.
CLIMA NA CROÁCIA
Possui clima mediterrâneo e temperado, com terrenos formados por planícies e montanhas.
Assim, os verões costumam ser chuvosos, e os invernos rigorosos, com precipitação na forma de neve no território croata.
Já na costa, e sobretudo nas ilhas os verões são secos, e os invernos amenos e chuvosos.
Embarque com a TS VIAGENS INTERNACIONAIS para essa viagem para a Croácia, um país encantador!
Gostou dessas sugestões?
Para informações detalhadas sobre um pacote de viagem para Croácia, muitas outras opções de roteiros e destinos, bem como reservas, entre em contato com a TS VIAGENS INTERNACIONAIS, CLIQUE AQUI, e converse com uma de nossas consultoras.