A explosão israelense de startups

postado em: Notícias | 0

Nas últimas duas décadas Israel se posicionou como um dos principais centros de tecnologia e inovação do mundo. O país tem mais P&D per capita que qualquer outro, resultando em uma enchente de contribuições em áreas tão variadas quanto medicina, comunicação, tecnologia militar, agricultura e programas de computador. Na realidade, apesar do pequeno tamanho do estado judaico – oito milhões de pessoas, cerca de 1/40 do tamanho dos Estados Unidos – hoje em dia os israelenses são responsáveis por mais patentes novas do que os americanos nos Estados Unidos, ou qualquer outra nacionalidade.

O vibrante sistema de educação superior é um grande fator no sucesso tecnológico do país, provendo a economia com as mentes mais brilhantes, e se incumbindo de uma grande proporção dos projetos de pesquisa israelenses. Mas a história israelense de sucesso tecnológico também tem suas origens no nascimento das companhias de startup israelenses. Companhias startups, que floresceram nos Estados Unidos antes do estourar da bolha ponto com em 2000, têm mostrado uma tremenda permanência em Israel, que agora é o lar do maior número de startups por pessoa na Terra.

Por que startups?

Nos últimos anos os startups se tornaram um propulsor crucial de inovação no mundo todo. Com a economia mudando mais rápido do que nunca, grandes corporações têm lutado para se ajustar, e as inovações voltadas para dentro da empresa se tornaram mais elusivas. Capturar ideias novas e externos se tornou mais difícil para quem já está lá dentro. Os startups contornam o problema, fornecendo uma saída para novas ideias serem tentadas e desenvolvidas. As empresas que tiveram sucesso podem ser adquiridas por empresas maiores que, incapazes de produzir as inovações, ainda assim podem se expandir e alcançar o mercado mais amplo possível.

Ensinando a Arte de Startups

Com base nos resultados dessa fusão de inovações tecnológicas israelenses baseadas na universidade e perspicácia comercial dos startups, algumas faculdades de Israel agora combinam os dois em um nível acadêmico, revolucionando a conhecida escola de negócios Unindo a educação na escola de negócios tradicional com um profundo entendimento de como funciona por dentro o mundo do startup e o papel da tecnologia, o “MBA Start-up” oferece o treino e as habilidades do mundo real que fizeram de Israel o local de inovação comercial e o rei dos startups.

A primeira escola a oferecer uma graduação em administração de empresas orientada para o mundo de startups é o Technion, a espinha dorsal da P&D israelense.

Apresentando um conspecto impressionante – uma das melhores universidades do mundo, três laureados do Prêmio Nobel em sete anos – e conexões às universidades da Ivy League como Cornell e Yale, o Technion se estabeleceu como uma das instituições mais prestigiosas no mundo para engenharia, tecnologia, administração e inovação. 24% dos graduados do Technion são Diretores Executivos, Vice Presidentes ou Presidentes de uma corporação, e metade de todas as empresas israelenses listadas na NASDAQ são chefiadas por graduados do Technion.

Internacionalizando o Modelo de Startup Israelense

Mas como uma faculdade transmite a futuros empresários a ligação da tecnologia e dos negócios que se encontra no centro do fenômeno de empresas startup? O programa Start-Up do MBA do Technion (www.technionmba.com) dá muita ênfase à solução de problemas e experiência prática, do mundo real, como a chave para uma carreira bem sucedida no mundo de negócios. Visitas a empresas de destaque, encontro com empresários que guiaram suas próprias empresas startups até se tornarem realidade, e sessões de brainstorming em mesa-redonda com diretores executivos para confrontar os tipos de desafios que esperam os graduados no mercado são apenas algumas das formas nas quais o Technion prepara os estudantes para a nova economia mundial.

Ávidos para exportar a perspicácia monetária do país, a graduação Start-Up do Technion foi reformatada em um programa de MBA internacional de um ano, oferecido em inglês, aberto aos estudantes de fora de Israel que buscam ter vantagem sobre seus colegas em casa.

Para saber mais sobre este programa, envie seus dados em http://www.technionmba.org/pletz

Fonte: Pletz