Descoberta Bíblica revela traços da presença judaica em Israel até a época do rei Davi

postado em: Notícias | 0

Um achado arqueológico raro oferece um novo insight para a era bíblica do Rei David, como registrado nas Escrituras, e a antiga história judaica na Terra de Israel.

A inscrição única do tempo do Rei David foi descoberta em Khirbet Qeiyafa, no vale de Elá, anunciou nesta terça-feira a Antiguidade Autoridade de Israel (IAA).

O Vale de Elá, localizado perto da cidade moderna de Beit Shemesh, é famoso como o lugar onde os israelitas estavam acampados quando Davi matou o gigante Golias, guerreiro filisteu.

Um jarro de cerâmica com cerca de 3.000 anos de idade, dividido em numerosos fragmentos, foi descoberto em 2012 em escavações realizadas pelo professor Yosef Garfinkel, do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém e o conferencista Saar Ganor, diretores de Khirbet Qeiyafa Projeto Arqueológico do IAA.

“Esta é a primeira vez que o nome Eshba’al tem aparecido em uma antiga inscrição no país”, Garfinkel e Ganor afirmaram. “Eshba’al Ben Shaul, que governava Israel ao mesmo tempo em que David [quando o reino foi dividido], é conhecido na Bíblia. Eshba’al foi decapitado e sua cabeça foi trazida a Davi em Hebron, tal como descrito no Livro de Samuel II, capítulos 3-4.”

Fonte: Jews News