Konya, Turquia
Cônia (português brasileiro) ou Cónia (português europeu) (em turco: Konya, Koniah, Konieh, Qunia; em turco otomano: قونیه), chamada historicamente de Icônio (português brasileiro) ou Icónio (português europeu), em latim: Iconium; em grego: Ικόνιον; transl.: Ikónion , lit. imagem) é uma cidade da Turquia situada na região de Anatólia Central, capital da área metropolitana (em turco: büyükşehir) e da província de Cônia, a maior da Turquia em superfície. Em 2009, a população do conjunto dos distritos urbanos era de 1 003 373. A altitude média da cidade é 1 030 m.
Depois da queda do império hitita no século XIII a.C., a cidade esteve sob o domínio de frígios, licónios, capadócios e galatas. Com o domínio romano, ficou localizada no sul da província romana da Galácia. O nome Iconium foi provavelmente estabelecido pelos frígios que após a queda do império hitita, invadiram a Anatólia. Xenofonte descreve a cidade Iconium como a última cidade frígia.
Cristianismo
Segundo os Atos dos Apóstolos, Icônio foi visitada por São Paulo. Cônia é também considerada a terra natal de Santa Tecla.
De acordo com o capítulo 14 dos Atos, ao chegarem na cidade, Paulo e Barnabé teriam feito um discurso em uma sinagoga onde uma grande multidão de judeus e gregos converteram-se ao cristianismo. Os judeus não convertidos organizaram um motim juntamente com os gentios, com o objetivo de os apedrejarem, o que obrigou Paulo e Barnabé a fugirem para as cidades de Listra e Derbe, situadas na Licônia.
No entanto, apesar da perseguição sofrida pelo apóstolo, a Igreja foi estabelecida na cidade e viria a ser visitada por Paulo em ocasiões posteriores, tanto no retorno de sua primeira viagem missionária como em outras. Paulo escreveu uma epístola às comunidades cristãs da Galácia, a Epístola aos Gálatas.
Fonte: Wikipédia