Mar Egeu – Atenas, Grécia
O mar Egeu (em grego: Αιγαίο Πέλαγος, transl. Eiêo Pélaghos; em turco: Ege Denizi ou em turco: Adalar Denizi) é um mar interior da bacia do mar Mediterrâneo situado entre a Europa e a Ásia. Estende-se da Grécia, a oeste, até a Turquia, a leste. Ao norte, possui uma ligação com o mar de Mármara e o mar Negro através do Dardanelos e do Bósforo. Diversas ilhas estão localizadas no mar Egeu, inclusive Creta e Rodes, que formam o seu limite meridional.
O mar era tradicionalmente conhecido como o Arquipélago (em grego: Αρχιπέλαγος, “mar principal”), devido a sua importância para os gregos. Por metonímia, o termo também se aplicava ao conjunto das ilhas do Egeu e, posteriormente, veio a designar qualquer conjunto de ilhas (ver arquipélago).
Etimologia
Já na Idade Antiga havia várias explicações propostas para a origem do nome. Dizia-se que a origem seria devida à cidade grega de Aegae, ou a Egeia, rainha das Amazonas que morreu no mar, ou a Aigaion, um dos nomes de Briareu, um dos arcaicos Centímanos, ou, especialmente entre os atenienses, Egeu, pai de Teseu, que se arrojou ao mar ao concluir, erroneamente, que seu filho estava morto.
Uma possível etimologia é uma derivação da palavra grega αἶγες – aiges = “ondas” (Hesíquio de Alexandria; uso metafórico de αἴξ (aix) “cabra”), daí o “mar ondulado”, cf. também αἰγιαλός (aigialos = aiges (ondas) + hals (mar)),portanto, significa “beira-mar”.
Em uma língua eslava do Sul o mar é frequentemente chamado de Mar Branco (em búlgaro: Бяло море, Byalo more, macedônio e sérvio: Бело море, Belo more).
O mar Egeu cobre uma superfície de cerca de 214 000 km² e se estende por cerca de 611 km de norte a sul e 299 km de oeste a leste. Numerosas ilhas são banhadas pelo mar, cujo limite meridional é marcado pelas ilhas de Citera, Anticítera, Creta, Cárpato e Rodes (de oeste para leste).
As cerca de 1415 ilhas do Egeu costumam ser divididas em sete grupos: as ilhas de nordeste, Eubeia, as Espórades Setentrionais, as Cíclades, as Sarônicas, o Dodecaneso (ou Espórades Meridionais) e Creta. Pertencem à Turquia as ilhas de Bozcaada (em grego: Τένεδος, transl. Tênedos) e Gökçeada (em grego: Ίμβρος, transl. Imvros), e o restante pertence à Grécia.
Fonte: Wikipédia