Maquero (em grego antigo: Μαχαιροῦς, transl.: μάχαιρα – trad.: “Makhaira” (espada); em árabe: ِقلعة المشناقى Qal’atu l-Mishnāqá) foi uma colina fortificada situada na Jordânia a 24 quilômetros ao sudeste da foz do rio Jordão, na costa leste do Mar morto, conhecido por ser o suposto local de prisão e morte de João Batista.
A fortaleza foi construída pelo rei Asmoneus, Alexandre Janeu em torno de 90 a.C..,Destruída pelo general de Pompeu, Aulo Gabínio em 57 a.C., foi reconstruída por Herodes I, o Grande, em 30 a.C., servindo como uma base militar para controlar os territórios a leste do Jordão.
Com a morte de Herodes, a fortaleza passou a seu filho Herodes Antipas, foi neste período que João Batista foi preso e condenado à morte na fortaleza.
Após a morte Antipas em 39 d.C., a fortificação ficou sobe o comando de Herodes Agripa I até 44 d.C., em seguida, ficou sobre o controle direto de Roma. Em 66 d.C., rebeldes judeus conquistaram o forte durante a Primeira guerra judaico-romana. Pouco tempo após a rendição de Heródio, o general Lucílio Basso, sitiou a fortaleza com suas tropas, expulsando os rebeldes e destruindo a fortaleza.
Fonte: Wikipédia