Porto de Pireus

Porto de Pireus – Atenas, Grécia

O principal porto de Atenas era Falero, até que Temístocles mudou o Porto de Pireus.

Como Falero era muito pequeno, Temístocles quis fazer do Pireu o maior e melhor porto da Grécia, percebendo que com apenas pouco trabalho o Pireu poderia se tornar um porto. Seu objetivo era que Atenas ganhasse a hegemonia no mar.Temístocles, primeiro de forma secreta, depois de forma mais clara, mostrou seus planos, e a obra foi feita com rapidez, antes do prazo previsto.

As muralhas longas de Atenas conectavam a cidade ao Pireu, por uma distância de quarenta estádios; a capacidade do porto era de quatrocentos navios.

Quando Atenas foi derrotada na Guerra do Peloponeso, as muralhas foram destruídas; elas foram reconstruídas mais tarde, e destruídas finalmente quando Lúcio Cornélio Sula tomou a cidade.

Pausânias (geógrafo) (c. 115 – 180 d.C.) descreveu o porto, dando vários detalhes:

O porto tinha o túmulo de Temístocles.

Havia um recinto com estátuas de bronze de Zeus e Atenas, e um retrato de Leóstenes e seus filhos.

Perto do mar, um santuário de Afrodite, construído por Conon depois de sua vitória naval contra os espartanos.

A Cidade de Pireu

Pireu (em grego moderno: Πειραιάς, Pireás, IPA: [piɾɛˈas]; em grego antigo: Πειραιεύς, Peiraieús) é um município vizinho a Atenas e situado em sua zona urbana, no qual se localiza o porto daquela cidade, o principal da Grécia. O Pireu é capital da subprefeitura de mesmo nome, na Ática, faz parte da região metropolitana de Atenas e situa-se na baía de Falero. A população em 2001 era de 175.697 habitantes.

O local já era usado como ancoradouro no século VII a.C.. O Pireu tornou-se o porto de Atenas, substituindo Falero, desde as guerras médicas, mas perdeu sua importância na época bizantina e turca até ao século XIX. Atualmente continua a ser o principal porto que faz a ligação da parte continental da Grécia às suas ilhas.

A população do demos (Δήμος Πειραιώς) é de 175.697 (dados de 2001). A nomarchia, que inclui as terras que circundam a cidade e algumas ilhas do Golfo Sarónico, tem uma população de 541.504 (2001). Constitui-se de um relevo rochoso, com três portos naturais, o maior na parte oeste, que serve como importante centro de logística para a parte leste do Mar Mediterrâneo, e dois menores, Zea e Mikrolimano, usados para fins navais. Do porto saem vários barcos para a maioria das ilhas gregas , a ilha de Creta, as ilhas Cíclades, a península do Dodecaneso, e grande parte do Mar Egeu. A parte oeste do porto é usada para descargas e ocupa grande área. A maioria desta parte fica nos subúrbios de Drapetsona e Keratsini. O Pireu é acessível pelo metro de Atenas.

Fonte: Wikipédia

Quer mais informações? Solicite nosso contato!

Atenção! Iniciado o atendimento através de nosso canal direto ou através de uma agência de turismo, o atendimento deverá ser finalizado por este mesmo canal. Ou seja, se pretende ser atendido pela sua agência pedimos que já solicite inicialmente a eles a cotação.

Você quer viajar?

Ligue para: Telefone: 11 3422-2664 Whatsapp: 11 95328-9074

Você é uma agência de turismo?

Ligue para: (11) 3815-2121 

Você quer montar uma caravana?

Ligue para: (11) 3031-6374 

Ou Preecha o formulário abaixo:

Como conheceu a Terra Santa Viagens?Você é:
Você prefere contato por:Aceita receber nossas promoções?
Sim, por email
Sim, por whatsapp

Mais sobre a Terra Santa Viagens

Horário de Atendimento 

Atendimento individual
Segunda à sexta das 9hs às 18hs
Sábados das 9hs às 13hs 

  • Telefone: 11 3422-2664
    Whatsapp: 11 95001-4629

Criação de Caravanas
Segunda à sexta das 9hs às 18hs
Telefone 11 3031-6374

Atendimento Agencias
Segunda à sexta das 9hs às 18hs
Telefone 11 3815-2121

Endereço

Rua Mário Gonçalves de Oliveira, 153

São Paulo - SP

ATENDIMENTOS APENAS COM HORA MARCADA
De segunda à sexta em horário comercial