O Siq (em árabe : السيق , transliterado al-Sīq , transcrito como-Sīq , [a] literalmente ‘the Shaft’) é a entrada principal da antiga cidade nabateana de Petra, no sul da Jordânia . Também conhecida como Siqit, a entrada principal de Petra é um estreito e estreito desfiladeiro (em alguns pontos não mais de 3 metros de largura) serpenteia aproximadamente 1,2 km e termina na ruína mais elaborada de Petra, Al. Khazneh (o Tesouro). Um amplo vale fora levando ao Siq é conhecido como Bab as-Sīq (Porta de Entrada para o Siq).
Ao contrário dos cânions dos desfiladeiros , como o Antelope Canyon no sudoeste americano, que são diretamente moldados pela água , o Siq é uma falha geológica natural dividida por forças tectônicas ; só mais tarde foi desgastado pela água. As paredes que cercam o Siq ficam entre 91 e 182 metros (299 a 597 pés) de altura.
A entrada do Siq contém uma enorme represa, reconstruída em 1963 e novamente em 1991, projetada para barrar a foz do Siq e redirecionar as águas de Wadi Musa . A represa é uma reconstrução razoavelmente verdadeira do que os nabateus fizeram para controlar Wadi Musa entre o século I aC e o começo do século I dC. A entrada também contém os restos de um arco monumental, dos quais apenas os dois pilares e algumas pedras do próprio arco sobreviveram. O arco desmoronou em 1896 após um terremoto, mas sua aparência é conhecida das litografias de Matthew Boulby e David Roberts .
O Siq foi usado como a entrada da grande caravana em Petra. Ao longo de ambas as paredes da fissura há vários nichos votivos contendo baetyli , que sugerem que o Siq era sagrado para o povo nabateu. Em 1998, um grupo de estátuas foram descobertas quando a escavação foi realizada para baixar a estrada em mais de seis pés. Embora a parte superior esteja muito erodida, ainda é possível reconhecer as figuras de dois comerciantes, cada um levando dois camelos. Os números são quase duas vezes maiores.
Ao longo do Siq estão algumas câmaras subterrâneas, cuja função ainda não foi esclarecida. A possibilidade de que eles fossem túmulos foi excluída, e os arqueólogos acham difícil acreditar que eles eram moradias. O consenso majoritário é que eles abrigaram os guardas que defendiam a entrada principal de Petra.
Fonte: Wikipédia