O teatro romano de Amã é um monumento construído no século II. 1 2 Com capacidade para 6.000 pessoas, é um dos mais famosos locais históricos da capital jordaniana e datas do r período Omano quando a cidade era conhecida como Filadélfia. 3 O teatro e o odeon próximo flanqueiam a Plaza Hachemita ao sul e leste, respectivamente, enquanto o nympheum também da era romana está a poucos passos no sudoeste.
O teatro foi construído durante o reinado de Antonino Pio . Esta enorme estrutura poderia abrigar aproximadamente 6.000 pessoas sentadas. Foi construído em uma encosta e orientado para o norte para cobrir os espectadores do sol.
Foi dividido em três seções horizontais (diazomata). Os acessos laterais ( paradoxo ) foram feitos ao nível do solo, um direcionado para a orquestra e o outro para o palco. Os espaços por trás dessas entradas agora abrigam o Museu Jordaniano de Tradições Populares e o Museu do Folclore da Jordânia.
O teatro é usado como local para atividades culturais, como a Feira Internacional do Livro de Amã , a cerimônia de premiação da Maratona de Amã e concertos musicais como o Festival de Música de Al-Balad .
Fonte: Wikipédia