Yad HaShmona ( hebraico : יַד הַשְּׁמוֹנָה , lit. Memorial dos Oito) é um pequeno moshav shitufi (tipo de aldeia cooperativa) no centro de Israel . Localizado nas montanhas da Judéia, perto de Jerusalém , está sob a jurisdição do Conselho Regional de Mateh Yehuda . Em 2016, ele tinha uma população de 246 pessoas.
O Yad HaShmona foi fundado em 1971 por um pequeno grupo de cristãos finlandeses e recebeu o nome de oito refugiados judeus da Áustria que fugiram para a Finlândia em 1938. O governo finlandês, em colaboração com os nazistas , entregou os refugiados à Gestapo em 1942. Sete eles morreram em Auschwitz ; o único sobrevivente, Dr. Kolman, que perdeu sua família em campos de extermínio, mais tarde imigrou para Israel.
A comunidade administra uma pousada, um centro de convenções e um salão de banquetes. Em 2000, uma aldeia bíblica foi inaugurada com a ajuda da sociedade suíça de Beth Shalom e da Autoridade de Antiguidades de Israel . Um jardim bíblico plantado na encosta replica a agricultura nos tempos antigos. Além do turismo, a economia é baseada na carpintaria.
Fonte: Wikipédia