A aldeia árabe de Kafr Kanna, na Baixa Galileia, é identificada na tradição cristã como Caná da Galileia. Segundo a tradição, este é o local onde Jesus realizou o milagre do vinho, quando Ele assistiu ao casamento de um casal pobre, e transformou água em vinho.
Kafr Kanna foi oficialmente reconhecida pelo Vaticano no século XVII, e o papa confirmou oficialmente que Kafr Kanna é realmente Caná da Galileia. Após deste reconhecimento, a vila foi adicionada à lista de locais sagrados cristãos. Alguns pesquisadores identificam Kafr Kanna com o Caná mencionada nas antigas cartas egípcias de Amarna (de cerca de 4.000 anos atrás).
De uma forma ou de outra, no período romano-bizantino (1.000 – 2.000 anos atrás), havia uma grande comunidade judaica aqui, mas, aparentemente, no período mameluco (cerca de 800 anos atrás) a maioria dos residentes de Kafr Kanna eram cristãos, embora ainda houvesse uma comunidade judaica no local. Hoje a maioria dos residentes de Kafr Kanna é muçulmana.
No centro da vila existem alguns resquícios de construções antigas e tumbas. Os moradores construíram casas novas no sudeste e nordeste da antiga vila. O local mais importante da vila é a igreja católica, construída em 1879, no local tradicional do milagre do vinho. Ao lado desta igreja está a igreja greco-ortodoxa de São Jorge, construída em 1886, abrigando duas talhas de pedra que os seguidores greco-ortodoxos acreditam que sejam os jarros em que Jesus realizou o milagre do vinho.
Há também uma igreja em homenagem a São Bartolomeu, construída, segundo a tradição, no local da casa de Nataniel de Caná (São Bartolomeu), um dos discípulos de Jesus.
Cerca de 200.000 turistas visitam Kafr Kanna anualmente. Inspirada pelo milagre do vinho, desenvolveu-se uma tradição de realizar casamentos neste local, bem como renovar os votos do casamento para fortalecer a união, e os visitantes costumam vir até aqui para comprar vinho. A rua das igrejas, no centro da aldeia, foi reformada, e um passeio foi construído para ligar os centros religiosos. Pequenas praças foram construídas ao longo do passeio com locais de descanso, e as fachadas e pátios dos edifícios receberam novos e atraentes acabamentos. A infraestrutura foi construída ao longo do passeio para instalações comerciais e hotéis, assim os visitantes poderão combinar o conforto do turismo moderno com a sua experiência religiosa.
DAS ESCRITURAS
João 2:
“1 Dois dias depois, houve um casamento no povoado de Caná, na região da Galileia, e a mãe de Jesus estava ali. 2 Jesus e os seus discípulos também tinham sido convidados para o casamento.3 Quando acabou o vinho, a mãe de Jesus lhe disse:
— O vinho acabou. 4 Jesus respondeu:
— Não é preciso que a senhora diga o que eu devo fazer. Ainda não chegou a minha hora. 5 Então ela disse aos empregados:
— Façam o que ele mandar. 6 Ali perto estavam seis potes de pedra; em cada um cabiam entre oitenta e cento e vinte litros de água. Os judeus usavam a água que guardavam nesses potes nas suas cerimônias de purificação. 7 Jesus disse aos empregados:
— Encham de água estes potes. E eles os encheram até a boca. 8 Em seguida Jesus mandou:
— Agora tirem um pouco da água destes potes e levem ao dirigente da festa. E eles levaram. 9 Então o dirigente da festa provou a água, e a água tinha virado vinho. Ele não sabia de onde tinha vindo aquele vinho, mas os empregados sabiam. Por isso ele chamou o noivo 10 e disse:
— Todos costumam servir primeiro o vinho bom e, depois que os convidados já beberam muito, servem o vinho comum. Mas você guardou até agora o melhor vinho. 11 Jesus fez esse seu primeiro milagre em Caná da Galileia. Assim ele revelou a sua natureza divina, e os seus discípulos creram nele.”