Sirince, Izmir, Turquia
Sirince ( pronuncia-se [ʃiˈrindʒe] ) é uma aldeia de 600 habitantes na província de İzmir , na Turquia , localizada a cerca de 8 km (5,0 milhas) a leste da cidade de Selçuk .
SIrince foi resolvido quando Éfeso foi abandonado no século 15, mas a maioria do que se vê hoje remonta ao século XIX. Há uma história de que a vila foi colonizada por escravos gregos libertos que nomearam a vila Çirkince (que significa “Feio” em turco ) para impedir que outros os seguissem . O nome da vila foi mudado para Şirince (que significa “Agradável”) em 1926 pelo governador da província de Izmir.
História e Arqueologia
Um edifício conhecido como a Casa de Maria ( turco otomano : ناغى قپىلى Panaya Kapulu ) foi descoberto em 1881 a cerca de 17 km de Yirince e é venerado por católicos e muçulmanos. Cristãos locais, descendentes das primeiras igrejas em Éfeso, já tinham uma tradição de venerar o edifício.
Na década de 1990, o conhecido linguista de Istambul, Sevan Nişanyan, e sua esposa, Müjde Tönbekici, estabeleceram-se em Şirince, que havia sido semi-abandonado desde a troca de população em 1923 entre a Grécia e a Turquia . Eles foram fundamentais para que a vila fosse declarada patrimônio nacional, e se comprometeram a renovar as casas históricas em ruínas usando os materiais originais e as técnicas de construção da vila.
Várias das casas de aldeia renovadas acabaram por ser convertidas num altamente aclamado Hotel de Charme com o nome de Nisanyan Houses.
Depois de 2006, Nișanyan colaborou com Ali Nesin , um proeminente matemático e filantropo, no desenvolvimento da Vila Nesin Mathematics perto de Şirince. Construída estritamente ao longo das linhas da arquitetura rural tradicional do Egeu, a vila ofereceu cursos de verão em nível universitário e pós-graduação em matemática. Ele atraiu palestrantes proeminentes de todo o mundo, acomodando mais de 300 estudantes residentes até o verão de 2013.
Nisanyan também construiu a Thethre Madrasa (em turco Tiyatro Medresesi), um instituto de teatro e retiro de atores à maneira dos seminários muçulmanos medievais . A Biblioteca do Memorial Nisanyan foi concluída em 2013. Uma escola de filosofia tornou-se operativa em razão da Mathematics Village em 2014.
Fonte: Wikipédia