Akhisar – Turquia
Akhisar é um distrito e uma cidade da província de Manisa, situada na Região do Egeu, no oeste da Turquia. No passado foi conhecida como Tiatira, Tiateira ou Thyatira, uma das Sete Igrejas do Apocalipse. O nome akhisar significa “castelo branco” em turco. O distrito tem 1 707 km² de área e em 2012 tinha 160 620 habitantes (densidade: 94,1 hab./km², dos quais 107 086 na cidade.
História
Tiatira (em grego: Θυάτειρα; transl.: Tiáteira), a atual cidade turca de Akhisar, foi um importante centro comercial da Ásia Menor, na fronteira entre a Lídia e a Mísia. Antes de ser refundada como um posto militar por Seleuco I Nicátor, um dos generais de Alexandre, o Grande, em 280 a.C., chamava-se Pelópia. Foi destruída por um grande sismo durante o reino de Augusto (r. 27 a.C.–14 d.C.), mas foi reconstruída com a ajuda do Império Romano. A cidade em si dava a impressão de “fraca tornada forte”.
Era famosa pelo seu comércio e pela sua produção de têxteis, incluindo o índigo. Segundo os Atos dos Apóstolos, uma das comerciantes de roupas da cidade era uma mulher chamada Lídia, que conduzia negócios em lugares distantes como Filipos (Atos 16:14).
Na Antiguidade, a cidade era conhecida pelas suas muitas guildas comerciais. Para poder trabalhar no comércio era necessário que o cidadão pertencesse a alguma delas, sendo muito comum que os seus membros participassem de festas dedicadas às divindades pagãs. No livro do Apocalipse, Tiatira é citada como uma das sete igrejas da Ásia, às quais João, o Evangelista escreveu com advertências.
Fonte: Wikipédia