Grupo Bíblico pela Grécia e Turquia com duração de 18 dias em Maio de 2025
Junte-se a TS Viagens Internacionais e venha caminhar pelos locais bíblicos de grande apóstolos
ROTEIRO BÍBLICO POR: Atenas, Corintho, Cruzeiro pelas ilhas de Egina, Poros e Hydra, Béria, Tessalônica, Kavala, Istambul, Ankara, Capadócia, Konya, Isparta, Pamukkale, Kusadasi e as Sete Igrejas do Apocalipse, através do nosso pacote para Grécia e Turquia em Maio de 2025.
*Itens inclusos do pacote se encontram no final da página!
LEIA O ITINERÁRIO COMPLETO ABAIXO:
Primeiramente, apresentação no Aeroporto de Guarulhos para embarque a Grécia com ajuda de nossa equipe. Com isso, dando início ao nosso roteiro pelo pacote para Grécia e Turquia.
Chegada no Aeroporto de Atenas e após recepção pelo nosso representante local, haverá o traslado ao hotel. Por fim, hospedagem e jantar.
Após o café da manhã, iniciamos o tour a cidade de Corintho Antigo. A primeira parada se faz no Canal de Corintho, que une o Golfo de Sarônica com o de Corintho. Esta obra se realizou até 600 a.C. Continuação até Corinto Antigo e suas ruínas. A cidade surgiu na Era Neolítica, aproximadamente em 6 000 a.C. Corinto foi uma das mais florescentes cidades gregas da Antiguidade Clássica. Corinto experimentou um notável desenvolvimento comercial devido à sua localização, o que trouxe benefícios sobre as artes (principalmente seus vasos de cerâmica) e a cultura de um modo geral. Visitaremos os pontos turísticos de Atenas.
Visita a Acropole (entrada), onde poderemos admirar o Templo de Atenea Nike e os Propileos. Além disso, a maravilhosa geometria do Parthenon, o Erecteion, com seu renomado pórtico das Cariatides e o Pandroseion. Visita ao Templo de Zeus Olimpico, o Arco de Adriano, o Parlamento com a Tumba ao Soldado Desconhecido, a cidade moderna de Atenas, o Palácio Real e o Estadio Olímpico – onde se celebraram os primeiros jogos Olimpícos. E após o almoço (não incluído), restante da tarde livre para compras em Plaka, famoso bairro boêmio de Atenas. Em conclusão, hospedagem e jantar.
Logo depois do café da manhã, traslado para o porto para embarque no cruzeiro a Egina, Poros e Hydra – em um dos navios da Olympic Cruises Hidraiki pelo mar Egeu. A primeira visita será a Egina, que é uma ilha habitada desde o segundo milênio A.C., primeira capital da Grécia moderna e com 2 importantes sítios arqueológicos: o templo da Atenea Aphea, o monastério local e a catedral de São Nectário, centro importantíssimo de peregrinação ortodoxa. O pitoresco mercado local, preferido por intelectuais e artistas.
Poros é a ilha menor a ser visitada. Conhecida como a Veneza Grega por causa dos seus canais, é a ilha do Golfo Sarônico mais próxima do Peloponeso. Seu pequeno porto é o lugar ideal para passear e tomar um café ou sorvete em algum dos seus pitorescos cafés frente ao mar. Hidra, é a ilha mais famosa do golfo Sarônico e um dos lugares preferidos pelo Jet-Set internacional. Mundialmente famosa, com sua arquitetura única, as suas ruas de pedras e muitas butique, em especial as suas joalherias que são o seu forte. Almoço a bordo do barco incluído. Durante a viagem de regresso, no salão do barco haverá a apresentação de um show internacional. Finalmente, ocorrerá o retorno ao hotel para hospedagem e jantar.
Após o café da manhã, seguiremos para a cidade de Véria, que nos templos bíblicos era conhecida como Beréia e onde o apóstolo Paulo e Silas pregaram nos anos de 54 e 55 d.C. O Imperador Deocleciano fez desta cidade uma das capitais do Império Romano, na Macedônia. Após a visita, seguiremos para a cidade de Tessalônica (hoje chamada de Thessaloniki) ou Salônica, segunda maior cidade da Grécia, fundada em 325 a.C. por Kassandro, Rei da Macedônia, após a morte de Alexandre, o Grande, e conferindo a cidade o mesmo nome de sua esposa. No século I d.C, o Apóstolo Paulo fez pregações nesta cidade chamada na época de Tessalônica,(Atos 17:1-10). Em conclusão, jantar no hotel e hospedagem. Assim, poderemos renovar as energias e prosseguir com o nosso roteiro do pacote para Grécia e Turquia.
Logo depois do café da manhã, visitaremos à animada e bela cidade de Thessaloniki ou Salônica, segunda maior cidade da Grécia, fundada em 325 a.C. por Kassandro, Rei da Macedônia, após a morte de Alexandre. o Grande, e conferindo a cidade o mesmo nome de sua esposa. Paulo pregou na sinagoga lançando as bases de uma das mais marcantes igrejas da época e destinou-lhe duas das suas epístolas. A primeira epístola, aos Tessalonicenses, é a mais antiga de quantas escreveu o apóstolo S. Paulo. Foi dirigida à Igreja de Tessalónica em conjunção com Silvano (Silas) e Timóteo. Em seguida, viagem até Filipos, onde Paulo pregou seu primeiro sermão evangélicos e batizou os primeiros cristãos em solo europeu.
Visita ao local de batismo, onde Lydia entregou sua vida a Cristo, a uma cripta que data do período romano (que se pensa ter servido como prisão para Paulo) e ao Teatro. Posteriormente, saída até Kavala, antiga cidade de Neapolis de Atos 16:11. Paulo desembarcou aqui com os seus discípulos, Timóteo e Silas. Lucas, o Evangelista, também veio aqui a partir de Trôade e que foi mais tarde renomeada de Christoupolis, porque foi a primeira cidade europeia a aceitar o cristianismo. Além disso, visita ao Aqueduto Romano. Por fim, jantar e hospedagem.
Após o café da manhã haverá o traslado a fronteira Grécia e Turquia. Após, haverá o translado ao hotel para hospedagem e jantar.
Após o café da manhã, saímos para visita a Igreja e ao Museu de Santa Sophia (a Igreja da Divina Sabedoria, construída por Justiniano), uma igreja fantástica. Continuamos até a Cisterna da Basílica de Sta. Sophia. Construída na época bizantina, no ano 532, utilizando 336 colunas romanas procedentes de templos pagãos da Anatólia, a maioria de ordem coríntia. Ocupa uma área de 10.000 m², tem 8 metros de altura e capacidade para 30 milhões de litros. Foi utilizada até finais do século XIV como cisterna de água e a meados do século XIX foi restaurada depois de ser usada como armazém de madeira. E ao lado da Basílica fica o Palácio TopKapi onde haverá visita.
O Palácio foi construído em 1467, é um grande símbolo do império otomano e foi usado como residência de vários sultões durante quatro séculos, entre os séculos 15 até 19, incluindo o Sultão Mehmet. O Palácio Topkapi, tem uma área de 700.000 m². Durante a visita, podemos conhecer pátios, igreja, diversos salões, estábulos reais, sala de armas, mesquita, biblioteca, tesouros, jardins e o famoso harém. O Palácio, é simplesmente espetacular, tanto na sua estrutura externa quanto interna. Depois destas visitas, voltaremos ao hotel para hospedagem e jantar.
Obs.: Para aqueles que desejarem, haverá o programa opcional a noite com traslados in/out que os levará a um restaurante, onde durante o jantar haverá um show de danças, e que deve ser combinado e pago com o guia local.
Após o café da manhã, saímos em direção a Mesquita Azul, sendo que este monumento é um símbolo cultural de Istambul e um testemunho da fusão de diferentes tradições. Encomendada pelo Sultão Ahmed I, no início do século XVII, a mesquita demorou sete anos para ser concluída. Com seus 6 minaretes, é conhecida como Mesquita Azul devido aos milhares (20 mil) de azulejos Iznik azuis feitos à mão que adornam as suas paredes interiores. E são estes azulejos que dão à mesquita uma cor azul. Logo depois dessa visita, seguimos para os famosos bazares de Istambul. Iremos primeiro ao Bazar das Especiarias que é um dos bazares mais tradicionais da Turquia.
Conhecido também como Bazar Egípcio, o local ganhou este nome devido aos produtos que são originários da histórica terra dos faraós. Ele foi construído como parte do complexo da Mesquita Yeni. Foi também rota das caravanas que vinham da Índia e da Ásia com especiarias rumo ao Egito, e daí vem o nome Mercado Egípcio. E ali era a última parada dos camelos que faziam a Rota da Seda vindos da China, Índia e Pérsia. O seu tamanho é inferior ao Grande Bazar mas não menos importante – tal fato comprova-se pelo grande número de turistas e cidadãos locais que por ali passam para fazer compras ou até mesmo passear. Durante o Período Otomano, esse andar superior era usado como um tribunal para o qual os lojistas e clientes podiam trazer seus problemas e reclamações.
Depois iremos ao Grand Bazzar, também conhecido como Kapaliçarsi, onde teremos o restante da tarde livre para compras. O Grand Bazaar é um mercado com mais de 4000 lojas, sendo um dos mais antigos mercados cobertos do mundo. Predominam as cerâmicas, tapetes, especiarias, joias, roupas típicas e tecidos, mas você também vai encontrar lojas de souvenir, artigos de decoração, perfumes, acessórios, roupas e calçados. Alguns tipos de produtos possuem seções específicas, como um corredor especializado em roupas de couro, outro só com tapetes e uma área apenas com lojas que vendem joias de ouro. Em horário a ser designado pelo guia, retorno ao hotel. Para aqueles que quiserem continuar no Bazar, devem retornar por conta própria ao hotel. Por fim, hospedagem.
DIA 10 – Istambul | Ankara | Capadócia:
Após o café da manhã, bem cedo saíremos em direção a Ankara, capital da Turquia. Na chegada a cidade, faremos um tour panorâmico e após o almoço. Em seguida, seguiremos em direção a Capadócia. Em conclusão, hospedagem e jantar para que possamos recarregar as energias e prosseguir com o pacote para Grécia e Turquia.
Após o café da manhã, logo cedo seguiremos para uma das mais lindas regiões do mundo – que é a Capadócia. Lá, faremos o tour ao Vale do Goreme, um incrível complexo Monástico Bizantino, integrados por igrejas escavadas nas rochas com belíssimos afrescos. Além disso, passaremos pelos povos trogloditas de Uchisar, a fortaleza natural ortahisar, as chaminés de Urgup, as chaminés duplicadas e triplicadas de Pasabag. Ademais, pelos Ávanos, povo ceramista, pela cidade subterrânea construída como depósito de cereais, dormitórios e poços de ventilação, sendo que este local foi utilizado pelos cristãos da época como refúgio. Finalmente, após a finalização dos tours do dia, voltaremos ao hotel para hospedagem e jantar.
Obs.: Para aqueles que assim decidirem, poderão fazer a reserva do passeio nos balões de gás, e neste caso, deverão estar às 06:00hs no campo dos balões. Após o término, retorno ao hotel para café da manhã e encontro com o grupo para o tour do dia. Esse passeio deve custar hoje (janeiro de 24) em média 320 euros.
Logo depois do café da manhã, saíremos sem direção a Konya, onde faremos um tour panorâmico. No passado, o cristianismo marcou presença na cidade. Segundo os Atos dos Apóstolos, Konya foi visitada por São Paulo. De acordo as escritas sagradas, Paulo teriam feito uma pregação em uma sinagoga onde uma grande multidão de judeus e gregos converteram-se ao cristianismo. Os judeus não convertidos organizaram um motim, com o objetivo de apedrejar Paulo, o que o obrigou a fugir da cidade. Após o almoço, continuaremos para Isparta.
Também conhecida como Terra das Rosas, Esparta fica no coração do Mediterrâneo, a gül (rosa, em turco) é usada para várias finalidades – nenhuma mais imbatível que a perfumaria, mas também pelos seus aromáticos chás. Há 130 anos é a maior produtora mundial de rosas e durante muito tempo, foi a maior fornecedora do seu óleo para o uso na fabricação de perfumes. Debaixo da dominação romana, Isparta conheceu um período de paz e prosperidade, conservando as suas antigas tradições, no que diz respeito à educação da juventude, por exemplo. Finalmente, acabou por se extinguir em 395 DC. Em conclusão, hospedagem e jantar.
Após o café da manhã, faremos um tour pela cidade e logo após, seguiremos para Pamukkale. Famosa por suas águas termais e pelas cascatas de cálcio petrificado que formam um espetáculo único com suas montanhas brancas de algodão. Visita à antiga cidade Hierápolis, que como seu nome indica, é conhecida como a “Cidade Sagrada”. Em seguida, visitaremos Laodicéia, considerada a 6ª. Igreja do Apocalipse. Foi fundada por Antioco II e que lhe deu o nome de Laodicéia em homenagem a sua esposa Laodice. Aparentemente, o cristianismo chegou a Laodicéia por pregação de Epafras, discípulo do apóstolo Paulo.
O problema dessa igreja, foi que Jesus a considerou “morna”, nem fria nem quente. Nesta carta Jesus não citou nenhuma doutrina errada e nenhum pecado de imoralidade. Esta igreja, que se achava rica e forte, foi criticada por seu orgulho e auto-suficiência. Posteriormente, faremos uma visita as ruínas de Laodicéia, o teatro antigo e o grande estádio – que se destacam, assim como, as ruínas dos banhos termais, da basílica e dos ricos complexos residenciais, conhecidos como “villas”. Além disso, conheceremos às ruínas de teatros e um hipódromo. Finalmente, retorno a Pamukkale para hospedagem e jantar.
Após o café da manhã, bem cedo saíremos em direção a antiga cidade de Éfeso, 7ª e última das Sete Igrejas do Apocalipse. O Apostolo João elogiva os cristãos de Éfeso por terem recusado a influência de falsos apóstolos. É uma das cidades mais importantes para o cristianismo. É aqui, onde pregou o Apóstolo Paulo e onde temos a Basílica de São João, que será visitada. Nesse sentido, farão visita as ruínas da cidade que é considerada um dos maiores museus arqueológicos do mundo ao ar livre. A cidade de Éfeso, construída por volta de 1000 a.C. pelos gregos, teve suas escavações arqueológicas iniciadas há 100 anos e, segundo arqueólogos, apenas 25% ainda foi redescoberto.
Ademais, irão conhecer a cidade antiga de Hierápolis, um sítio arqueológico com sua imensa necrópole, uma das mais interessantes e ricas da Ásia Menor. Éfeso é uma das cidades mais grandiosas e melhor conservadas da antiguidade. Visita ao Odeon, o Templo de Adriano, os famosos banhos romanos, a Biblioteca de Celso e o famoso Teatro. Em seguida, visita à Casa da Virgem Maria, local de destaque da peregrinação. Por fim, pernoite em Kusadasi, hospedagem e jantar.
Após o café da manhã, saíremos em direção a Pérgamo, considerada a 2ª. das Sete Igrejas de Apocalipse. Passaremos pelo Asklepion, o primeiro hospital da Ásia Menor, com seu centro terapêutico. A evangelização de Pérgamo está relacionada com João Evangelista e seus discípulos. A importância vem a ser o seu anjo, o destinatário de uma das cartas às Sete Igrejas. Posteriormente, visitaremos a Acrópole, onde encontraremos os maiores teatros do mundo, o Templo de Trajano, o Templo de Atena, Templo de Hera, a biblioteca e ginásio, o Altar de Zeus Soter, de grandes proporções que é considerada uma das Sete Maravilha do mundo.
Após o almoço, continuação para Tiatira (Akhisar), uma cidade pequena com suas ruínas do Templo de Apolo Tirimnario, o “Deus do Sol”, a grande Basílica Bizantina, com uma rua antiga com colunas e uma igreja grande, que seria a 3ª. das Sete Igrejas. Segundo as escrituras o Apóstolo João, ele a descreveu como a igreja que se deixou dominar por um espírito de rebeldia. A cidade de Tiatira, certamente foi um importante centro comercial da Ásia Menor. Em conclusão, continuação até Kusadasi e pernoite no hotel para hospedagem e jantar.
Logo após o café da manhã, partiremos para Filadélfia, consideradea a 5ª. das Sete Igrejas. A igreja de Filadélfia era a mais nova de todas as Sete Igrejas da Ásia Menor. Apesar de pequena (tendo pouca força), era bombardeada por ensinos satânicos, mas resolveram guardar os ensinamentos de Jesus. A cidade da Lidia (seu nome se deve ao Rei de Pergamo Atalo II Filadelfo). Posteriormente, conheceremos à cidade e depois, seguiremos para Sardes. Nesse sentido, visitaremos a Igreja de Sardes, considerada a 4ª. das Sete Igrejas do Apocalipse. Antiga capital da Lidia, que se tornou famosa por suas riquezas, tecidos, tapetes e pelos seus templos dedicados a diferentes deuses: Artemisa, Cibeles, Júpiter.
Além disso, foi em Sardes que foi cunhada a primeira moeda pelo rei Creso, entre 640 e 630 a.C. A Igreja de Sardes estava praticamente morta espiritualmente, mesmo mantendo sua aparência de riqueza, fama, poder para a cidade. Quando o Apóstolo João escreveu esta carta, a cidade era rica, mas totalmente degenerada, tendo sua glória no passado. Lá, visitaremos o Templo de Artemisa, a Igreja Bizantina e a sinagoga. Em seguida, continuação da viagem até Esmirna, onde nasceram, entre outras figuras, Homero, São Policarpo e São Irineu de Lyon. A estadia de João Evangelista em Éfeso pode ter sido a razão da rápida cristianização de Esmirna e seus arredores. Policarpo foi martirizado em Esmirna em 156, durante o seu retorno de Roma.
Ademais, a antiga Igreja de Esmirna, 1ª. das sete igreja do Apocalipse, citada na Bíblia, não existe mais, embora alguns estudiosos acreditem que o templo ficava ao norte da região de Kizlaragasi Han, onde hoje está construída a igreja mais antiga da cidade – que é a Igreja de São Policarpo. A tradição cristã sugere que Policarpo, discípulo do apóstolo João, foi o pastor da igreja primitiva de Esmirna. Ademais, visitaremos também a Igreja de Policarpo. Finalmente, hospedagem e jantar.
Logo depois do café da manhã, dia livre até o horário marcado pelo guia local. Por fim, saída do transfer ao aeroporto para embarque em voo de retorno ao Brasil. Assim, finalizando nosso pacote para Grécia e Turquia.
Em conclusão, chegada ao Aeroporto de Guarulhos pela manhã e finalização de nossos serviços.
*ROTEIRO SUJEITO A ALTERAÇÕES SEM AVISO PRÉVIO CAUSADOS POR PROBLEMAS CLIMÁTICOS, FESTEJOS LOCAIS, FRONTEIRAS OU ATÉ MESMO PASSAGEIROS COM DIFICULDADES.
ROTEIRO BÍBLICO POR: Atenas, Corintho, Cruzeiro pelas ilhas de Egina, Poros e Hydra, Béria, Tessalônica, Kavala, Istambul, Ankara, Capadócia, Konya, Isparta, Pamukkale, Kusadasi e as Sete Igrejas do Apocalipse, através do nosso pacote para Grécia e Turquia em Maio de 2025.
*Itens inclusos do pacote se encontram no final da página!
LEIA O ITINERÁRIO COMPLETO ABAIXO:
DIA 01 – Aeroporto de Guarulhos | Atenas:
Primeiramente, apresentação no Aeroporto de Guarulhos para embarque a Grécia com ajuda de nossa equipe. Com isso, dando início ao nosso roteiro pelo pacote para Grécia e Turquia.
DIA 02 – Atenas:
Chegada no Aeroporto de Atenas e após recepção pelo nosso representante local, haverá o traslado ao hotel. Por fim, hospedagem e jantar.
DIA 03 – Atenas | Corinto:
Após o café da manhã, iniciamos o tour a cidade de Corintho Antigo. A primeira parada se faz no Canal de Corintho, que une o Golfo de Sarônica com o de Corintho. Esta obra se realizou até 600 a.C. Continuação até Corinto Antigo e suas ruínas. A cidade surgiu na Era Neolítica, aproximadamente em 6 000 a.C. Corinto foi uma das mais florescentes cidades gregas da Antiguidade Clássica. Corinto experimentou um notável desenvolvimento comercial devido à sua localização, o que trouxe benefícios sobre as artes (principalmente seus vasos de cerâmica) e a cultura de um modo geral. Visitaremos os pontos turísticos de Atenas.
Visita a Acropole (entrada), onde poderemos admirar o Templo de Atenea Nike e os Propileos. Além disso, a maravilhosa geometria do Parthenon, o Erecteion, com seu renomado pórtico das Cariatides e o Pandroseion. Visita ao Templo de Zeus Olimpico, o Arco de Adriano, o Parlamento com a Tumba ao Soldado Desconhecido, a cidade moderna de Atenas, o Palácio Real e o Estadio Olímpico – onde se celebraram os primeiros jogos Olimpícos. E após o almoço (não incluído), restante da tarde livre para compras em Plaka, famoso bairro boêmio de Atenas. Em conclusão, hospedagem e jantar.
DIA 04 – Atenas | Cruzeiro de dia inteiro | Atenas:
Logo depois do café da manhã, traslado para o porto para embarque no cruzeiro a Egina, Poros e Hydra – em um dos navios da Olympic Cruises Hidraiki pelo mar Egeu. A primeira visita será a Egina, que é uma ilha habitada desde o segundo milênio A.C., primeira capital da Grécia moderna e com 2 importantes sítios arqueológicos: o templo da Atenea Aphea, o monastério local e a catedral de São Nectário, centro importantíssimo de peregrinação ortodoxa. O pitoresco mercado local, preferido por intelectuais e artistas.
Poros é a ilha menor a ser visitada. Conhecida como a Veneza Grega por causa dos seus canais, é a ilha do Golfo Sarônico mais próxima do Peloponeso. Seu pequeno porto é o lugar ideal para passear e tomar um café ou sorvete em algum dos seus pitorescos cafés frente ao mar. Hidra, é a ilha mais famosa do golfo Sarônico e um dos lugares preferidos pelo Jet-Set internacional. Mundialmente famosa, com sua arquitetura única, as suas ruas de pedras e muitas butique, em especial as suas joalherias que são o seu forte. Almoço a bordo do barco incluído. Durante a viagem de regresso, no salão do barco haverá a apresentação de um show internacional. Finalmente, ocorrerá o retorno ao hotel para hospedagem e jantar.
DIA 05 – Atenas | Béria | Tessalônica:
Após o café da manhã, seguiremos para a cidade de Véria, que nos templos bíblicos era conhecida como Beréia e onde o apóstolo Paulo e Silas pregaram nos anos de 54 e 55 d.C. O Imperador Deocleciano fez desta cidade uma das capitais do Império Romano, na Macedônia. Após a visita, seguiremos para a cidade de Tessalônica (hoje chamada de Thessaloniki) ou Salônica, segunda maior cidade da Grécia, fundada em 325 a.C. por Kassandro, Rei da Macedônia, após a morte de Alexandre, o Grande, e conferindo a cidade o mesmo nome de sua esposa. No século I d.C, o Apóstolo Paulo fez pregações nesta cidade chamada na época de Tessalônica,(Atos 17:1-10). Em conclusão, jantar no hotel e hospedagem. Assim, poderemos renovar as energias e prosseguir com o nosso roteiro do pacote para Grécia e Turquia.
DIA 06 – Tessalônica | Kavala:
Logo depois do café da manhã, visitaremos à animada e bela cidade de Thessaloniki ou Salônica, segunda maior cidade da Grécia, fundada em 325 a.C. por Kassandro, Rei da Macedônia, após a morte de Alexandre. o Grande, e conferindo a cidade o mesmo nome de sua esposa. Paulo pregou na sinagoga lançando as bases de uma das mais marcantes igrejas da época e destinou-lhe duas das suas epístolas. A primeira epístola, aos Tessalonicenses, é a mais antiga de quantas escreveu o apóstolo S. Paulo. Foi dirigida à Igreja de Tessalónica em conjunção com Silvano (Silas) e Timóteo. Em seguida, viagem até Filipos, onde Paulo pregou seu primeiro sermão evangélicos e batizou os primeiros cristãos em solo europeu.
Visita ao local de batismo, onde Lydia entregou sua vida a Cristo, a uma cripta que data do período romano (que se pensa ter servido como prisão para Paulo) e ao Teatro. Posteriormente, saída até Kavala, antiga cidade de Neapolis de Atos 16:11. Paulo desembarcou aqui com os seus discípulos, Timóteo e Silas. Lucas, o Evangelista, também veio aqui a partir de Trôade e que foi mais tarde renomeada de Christoupolis, porque foi a primeira cidade europeia a aceitar o cristianismo. Além disso, visita ao Aqueduto Romano. Por fim, jantar e hospedagem.
DIA 07 – Kavala | Fronteira Turquia:
Após o café da manhã haverá o traslado a fronteira Grécia e Turquia. Após, haverá o translado ao hotel para hospedagem e jantar.
DIA 08 – Istambul:
Após o café da manhã, saímos para visita a Igreja e ao Museu de Santa Sophia (a Igreja da Divina Sabedoria, construída por Justiniano), uma igreja fantástica. Continuamos até a Cisterna da Basílica de Sta. Sophia. Construída na época bizantina, no ano 532, utilizando 336 colunas romanas procedentes de templos pagãos da Anatólia, a maioria de ordem coríntia. Ocupa uma área de 10.000 m², tem 8 metros de altura e capacidade para 30 milhões de litros. Foi utilizada até finais do século XIV como cisterna de água e a meados do século XIX foi restaurada depois de ser usada como armazém de madeira. E ao lado da Basílica fica o Palácio TopKapi onde haverá visita.
O Palácio foi construído em 1467, é um grande símbolo do império otomano e foi usado como residência de vários sultões durante quatro séculos, entre os séculos 15 até 19, incluindo o Sultão Mehmet. O Palácio Topkapi, tem uma área de 700.000 m². Durante a visita, podemos conhecer pátios, igreja, diversos salões, estábulos reais, sala de armas, mesquita, biblioteca, tesouros, jardins e o famoso harém. O Palácio, é simplesmente espetacular, tanto na sua estrutura externa quanto interna. Depois destas visitas, voltaremos ao hotel para hospedagem e jantar.
Obs.: Para aqueles que desejarem, haverá o programa opcional a noite com traslados in/out que os levará a um restaurante, onde durante o jantar haverá um show de danças, e que deve ser combinado e pago com o guia local.
DIA 9 – Istambul:
Após o café da manhã, saímos em direção a Mesquita Azul, sendo que este monumento é um símbolo cultural de Istambul e um testemunho da fusão de diferentes tradições. Encomendada pelo Sultão Ahmed I, no início do século XVII, a mesquita demorou sete anos para ser concluída. Com seus 6 minaretes, é conhecida como Mesquita Azul devido aos milhares (20 mil) de azulejos Iznik azuis feitos à mão que adornam as suas paredes interiores. E são estes azulejos que dão à mesquita uma cor azul. Logo depois dessa visita, seguimos para os famosos bazares de Istambul. Iremos primeiro ao Bazar das Especiarias que é um dos bazares mais tradicionais da Turquia.
Conhecido também como Bazar Egípcio, o local ganhou este nome devido aos produtos que são originários da histórica terra dos faraós. Ele foi construído como parte do complexo da Mesquita Yeni. Foi também rota das caravanas que vinham da Índia e da Ásia com especiarias rumo ao Egito, e daí vem o nome Mercado Egípcio. E ali era a última parada dos camelos que faziam a Rota da Seda vindos da China, Índia e Pérsia. O seu tamanho é inferior ao Grande Bazar mas não menos importante – tal fato comprova-se pelo grande número de turistas e cidadãos locais que por ali passam para fazer compras ou até mesmo passear. Durante o Período Otomano, esse andar superior era usado como um tribunal para o qual os lojistas e clientes podiam trazer seus problemas e reclamações.
Depois iremos ao Grand Bazzar, também conhecido como Kapaliçarsi, onde teremos o restante da tarde livre para compras. O Grand Bazaar é um mercado com mais de 4000 lojas, sendo um dos mais antigos mercados cobertos do mundo. Predominam as cerâmicas, tapetes, especiarias, joias, roupas típicas e tecidos, mas você também vai encontrar lojas de souvenir, artigos de decoração, perfumes, acessórios, roupas e calçados. Alguns tipos de produtos possuem seções específicas, como um corredor especializado em roupas de couro, outro só com tapetes e uma área apenas com lojas que vendem joias de ouro. Em horário a ser designado pelo guia, retorno ao hotel. Para aqueles que quiserem continuar no Bazar, devem retornar por conta própria ao hotel. Por fim, hospedagem.
DIA 10 – Istambul | Ankara | Capadócia:
Após o café da manhã, bem cedo saíremos em direção a Ankara, capital da Turquia. Na chegada a cidade, faremos um tour panorâmico e após o almoço. Em seguida, seguiremos em direção a Capadócia. Em conclusão, hospedagem e jantar para que possamos recarregar as energias e prosseguir com o pacote para Grécia e Turquia.
DIA 11 – Capadócia:
Após o café da manhã, logo cedo seguiremos para uma das mais lindas regiões do mundo – que é a Capadócia. Lá, faremos o tour ao Vale do Goreme, um incrível complexo Monástico Bizantino, integrados por igrejas escavadas nas rochas com belíssimos afrescos. Além disso, passaremos pelos povos trogloditas de Uchisar, a fortaleza natural ortahisar, as chaminés de Urgup, as chaminés duplicadas e triplicadas de Pasabag. Ademais, pelos Ávanos, povo ceramista, pela cidade subterrânea construída como depósito de cereais, dormitórios e poços de ventilação, sendo que este local foi utilizado pelos cristãos da época como refúgio. Finalmente, após a finalização dos tours do dia, voltaremos ao hotel para hospedagem e jantar.
Obs.: Para aqueles que assim decidirem, poderão fazer a reserva do passeio nos balões de gás, e neste caso, deverão estar às 06:00hs no campo dos balões. Após o término, retorno ao hotel para café da manhã e encontro com o grupo para o tour do dia. Esse passeio deve custar hoje (janeiro de 24) em média 320 euros.
DIA 12 – Capadócia | Konya | Isparta:
Logo depois do café da manhã, saíremos sem direção a Konya, onde faremos um tour panorâmico. No passado, o cristianismo marcou presença na cidade. Segundo os Atos dos Apóstolos, Konya foi visitada por São Paulo. De acordo as escritas sagradas, Paulo teriam feito uma pregação em uma sinagoga onde uma grande multidão de judeus e gregos converteram-se ao cristianismo. Os judeus não convertidos organizaram um motim, com o objetivo de apedrejar Paulo, o que o obrigou a fugir da cidade. Após o almoço, continuaremos para Isparta.
Também conhecida como Terra das Rosas, Esparta fica no coração do Mediterrâneo, a gül (rosa, em turco) é usada para várias finalidades – nenhuma mais imbatível que a perfumaria, mas também pelos seus aromáticos chás. Há 130 anos é a maior produtora mundial de rosas e durante muito tempo, foi a maior fornecedora do seu óleo para o uso na fabricação de perfumes. Debaixo da dominação romana, Isparta conheceu um período de paz e prosperidade, conservando as suas antigas tradições, no que diz respeito à educação da juventude, por exemplo. Finalmente, acabou por se extinguir em 395 DC. Em conclusão, hospedagem e jantar.
DIA 13 – Isparta | Pamukkale | Laodicéia:
Após o café da manhã, faremos um tour pela cidade e logo após, seguiremos para Pamukkale. Famosa por suas águas termais e pelas cascatas de cálcio petrificado que formam um espetáculo único com suas montanhas brancas de algodão. Visita à antiga cidade Hierápolis, que como seu nome indica, é conhecida como a “Cidade Sagrada”. Em seguida, visitaremos Laodicéia, considerada a 6ª. Igreja do Apocalipse. Foi fundada por Antioco II e que lhe deu o nome de Laodicéia em homenagem a sua esposa Laodice. Aparentemente, o cristianismo chegou a Laodicéia por pregação de Epafras, discípulo do apóstolo Paulo.
O problema dessa igreja, foi que Jesus a considerou “morna”, nem fria nem quente. Nesta carta Jesus não citou nenhuma doutrina errada e nenhum pecado de imoralidade. Esta igreja, que se achava rica e forte, foi criticada por seu orgulho e auto-suficiência. Posteriormente, faremos uma visita as ruínas de Laodicéia, o teatro antigo e o grande estádio – que se destacam, assim como, as ruínas dos banhos termais, da basílica e dos ricos complexos residenciais, conhecidos como “villas”. Além disso, conheceremos às ruínas de teatros e um hipódromo. Finalmente, retorno a Pamukkale para hospedagem e jantar.
DIA 14 – Pamukkale | Éfeso | Kusadasi:
Após o café da manhã, bem cedo saíremos em direção a antiga cidade de Éfeso, 7ª e última das Sete Igrejas do Apocalipse. O Apostolo João elogiva os cristãos de Éfeso por terem recusado a influência de falsos apóstolos. É uma das cidades mais importantes para o cristianismo. É aqui, onde pregou o Apóstolo Paulo e onde temos a Basílica de São João, que será visitada. Nesse sentido, farão visita as ruínas da cidade que é considerada um dos maiores museus arqueológicos do mundo ao ar livre. A cidade de Éfeso, construída por volta de 1000 a.C. pelos gregos, teve suas escavações arqueológicas iniciadas há 100 anos e, segundo arqueólogos, apenas 25% ainda foi redescoberto.
Ademais, irão conhecer a cidade antiga de Hierápolis, um sítio arqueológico com sua imensa necrópole, uma das mais interessantes e ricas da Ásia Menor. Éfeso é uma das cidades mais grandiosas e melhor conservadas da antiguidade. Visita ao Odeon, o Templo de Adriano, os famosos banhos romanos, a Biblioteca de Celso e o famoso Teatro. Em seguida, visita à Casa da Virgem Maria, local de destaque da peregrinação. Por fim, pernoite em Kusadasi, hospedagem e jantar.
DIA 15 – Kusadasi | Pérgamo | Tiatira | Kusadasi:
Após o café da manhã, saíremos em direção a Pérgamo, considerada a 2ª. das Sete Igrejas de Apocalipse. Passaremos pelo Asklepion, o primeiro hospital da Ásia Menor, com seu centro terapêutico. A evangelização de Pérgamo está relacionada com João Evangelista e seus discípulos. A importância vem a ser o seu anjo, o destinatário de uma das cartas às Sete Igrejas. Posteriormente, visitaremos a Acrópole, onde encontraremos os maiores teatros do mundo, o Templo de Trajano, o Templo de Atena, Templo de Hera, a biblioteca e ginásio, o Altar de Zeus Soter, de grandes proporções que é considerada uma das Sete Maravilha do mundo.
Após o almoço, continuação para Tiatira (Akhisar), uma cidade pequena com suas ruínas do Templo de Apolo Tirimnario, o “Deus do Sol”, a grande Basílica Bizantina, com uma rua antiga com colunas e uma igreja grande, que seria a 3ª. das Sete Igrejas. Segundo as escrituras o Apóstolo João, ele a descreveu como a igreja que se deixou dominar por um espírito de rebeldia. A cidade de Tiatira, certamente foi um importante centro comercial da Ásia Menor. Em conclusão, continuação até Kusadasi e pernoite no hotel para hospedagem e jantar.
DIA 16 – Kusadasi | Filadélfia | Sardes | Izmir (Esmirna):
Logo após o café da manhã, partiremos para Filadélfia, consideradea a 5ª. das Sete Igrejas. A igreja de Filadélfia era a mais nova de todas as Sete Igrejas da Ásia Menor. Apesar de pequena (tendo pouca força), era bombardeada por ensinos satânicos, mas resolveram guardar os ensinamentos de Jesus. A cidade da Lidia (seu nome se deve ao Rei de Pergamo Atalo II Filadelfo). Posteriormente, conheceremos à cidade e depois, seguiremos para Sardes. Nesse sentido, visitaremos a Igreja de Sardes, considerada a 4ª. das Sete Igrejas do Apocalipse. Antiga capital da Lidia, que se tornou famosa por suas riquezas, tecidos, tapetes e pelos seus templos dedicados a diferentes deuses: Artemisa, Cibeles, Júpiter.
Além disso, foi em Sardes que foi cunhada a primeira moeda pelo rei Creso, entre 640 e 630 a.C. A Igreja de Sardes estava praticamente morta espiritualmente, mesmo mantendo sua aparência de riqueza, fama, poder para a cidade. Quando o Apóstolo João escreveu esta carta, a cidade era rica, mas totalmente degenerada, tendo sua glória no passado. Lá, visitaremos o Templo de Artemisa, a Igreja Bizantina e a sinagoga. Em seguida, continuação da viagem até Esmirna, onde nasceram, entre outras figuras, Homero, São Policarpo e São Irineu de Lyon. A estadia de João Evangelista em Éfeso pode ter sido a razão da rápida cristianização de Esmirna e seus arredores. Policarpo foi martirizado em Esmirna em 156, durante o seu retorno de Roma.
Ademais, a antiga Igreja de Esmirna, 1ª. das sete igreja do Apocalipse, citada na Bíblia, não existe mais, embora alguns estudiosos acreditem que o templo ficava ao norte da região de Kizlaragasi Han, onde hoje está construída a igreja mais antiga da cidade – que é a Igreja de São Policarpo. A tradição cristã sugere que Policarpo, discípulo do apóstolo João, foi o pastor da igreja primitiva de Esmirna. Ademais, visitaremos também a Igreja de Policarpo. Finalmente, hospedagem e jantar.
DIA 17 – Izmir | Istambul | São Paulo:
Logo depois do café da manhã, dia livre até o horário marcado pelo guia local. Por fim, saída do transfer ao aeroporto para embarque em voo de retorno ao Brasil. Assim, finalizando nosso pacote para Grécia e Turquia.
DIA 18 – São Paulo:
Em conclusão, chegada ao Aeroporto de Guarulhos pela manhã e finalização de nossos serviços.
QUER SABER MAIS SOBRE ESTE PACOTE PARA GRÉCIA E TURQUIA EM MAIO DE 2025?
Clique aqui para falar com a nossa consultora de viagens!*ROTEIRO SUJEITO A ALTERAÇÕES SEM AVISO PRÉVIO CAUSADOS POR PROBLEMAS CLIMÁTICOS, FESTEJOS LOCAIS, FRONTEIRAS OU ATÉ MESMO PASSAGEIROS COM DIFICULDADES.
Leia mais