6 histórias marcantes da Bíblia que você precisa conhecer!
A

Bíblia

contém muitas histórias populares, mas quanto sabemos sobre elas? E quais são as melhores histórias da Bíblia que todos deveriam conhecer? Hoje vamos te contar alguns contos mais icônicos do Antigo e do Novo Testamento.



1. Jesus – A Crucificação e a Ressurreição

Retratada no livro de Mateus, da Bíblia Sagrada, a Crucificação e a ressurreição é um marco para a fé Cristã, revelando ao mundo a grandeza da misericórdia de Deus e a imensidão de seu amor. O Cristo crucificado ensinou ao pecador o significado da graça divina. A história detalha o retorno à vida de Jesus Cristo ao terceiro dia depois de ser crucificado, morto e sepultado. A sexta-feira santa marca o dia da crucificação e o domingo, o renascimento. O fato é celebrado na Páscoa, a maior e mais antiga festa do Cristianismo.



A certeza da ressurreição de Cristo nos abre à esperança de que a morte é temporária e que Deus nos prepara um novo reino celestial, em direção a uma vida de plenitude, onde Deus será tudo em todos!

2. Moisés – O libertador de Israel

O Profeta Moisés, viveu uma aventura incrível desde o seu nascimento. O povo de Israel vivia na escravidão no Egito e o faraó da época, sabendo do nascimento do libertador do povo, resolveu mandar matar todos os recém-nascidos. Foi então que a mãe de Moisés, para salvar seu filho, colocou-o num cesto e o lançou o cesto às águas do Rio Nilo, numa enorme demonstração de fé. Moisés foi encontrado pela filha do faraó e acabou sendo criado como um príncipe egípcio.



Anos depois, Moisés ficou sabendo da sua verdadeira origem e acabou se revoltando contra os maus tratos dos egípcios aos israelitas. Matou um homem, em defesa de um escravo israelita e precisou fugir do Egito. Quarenta anos se passaram e Deus o chamou para ser o libertador do povo de Israel. Voltou para o Egito, enfrentou o faraó, com o apoio de Deus, e conseguiu a libertação do povo. Moisés guiou o povo de Israel por quarenta anos, pela península do Sinai. Além disso, serviu como intermediador entre Deus e os israelitas e, através dele, Deus deu ao povo os dez mandamentos que permitiram a estruturação da nação de Israel. Moisés é considerado o mais importante profeta da história de Israel até hoje.

3. Jesus – A última ceia

A Última Ceia é mundialmente famosa por ser o local onde foi celebrada a Páscoa judaica, onde Jesus reuniu seus discípulos para jantar. E durante o jantar, explicou que iria ser traído nessa noite e que iria morrer.

Mas, o que muitos não sabem é que como Jesus estava para morrer, ele teria que ensinar de forma rápida as mais belas lições sobre humildade, solidariedade, capacidade de se colocar no lugar do outro e o respeito pela vida. Então Jesus ensinou da melhor forma possível, através de seu exemplo! Praticou diversas lições (inclusive lavou os pés de seus discípulos, que lhe deram tanto trabalho) para aprendermos a cuidar uns dos outros! Também explicou que o pão iria simbolizar seu corpo e o vinho simbolizaria seu sangue, que foi derramado por nós e nos uniu em uma nova aliança com Deus!

4. Davi e Golias

A história de Davi e Golias é um dos contos mais marcantes, celebrados no Antigo Testamento. Praticamente todos estavam familiarizados com as histórias da Bíblia e sabiam que Davi, quando menino, matou o gigante Golias.

A história é um exemplo inspirador de como um homem fraco, porém corajoso triunfou contra um adversário muito mais forte.

Davi acreditava que para vencer Golias, não precisava de força física ou de muitos equipamentos de batalha, era necessário apenas ter fé e confiar em Deus. Desde muito jovem era pastor de ovelhas, e fazia de tudo para proteger o seu rebanho. Ele acreditava que Deus iria ajudá-lo mais uma vez. E Deus o ajudou! Assim, o exército israelita venceu a batalha e Davi se casou com a filha do rei.



5. O bom samaritano

Essa história não se trata de um relato de fatos acontecidos e sim uma parábola contada por Jesus. O relato fala de um judeu que estava viajando de Jerusalém para Jericó e, no meio do caminho, foi assaltado, espancado e deixado à beira da estrada. Por ali passou um sacerdote que ia para Jerusalém e, como estava ocupado, não fez nada pelo homem ferido à beira do caminho. Depois, passou uma pessoa que auxiliava nas atividades do Templo em Jerusalém e agiu da mesma forma.

E, finalmente, passou um samaritano, que teve pena do homem caído e cuidou dele. Essa história é ainda mais marcante quando levamos em conta que os samaritanos eram considerados impuros pelos judeus. Ambos não se relacionavam bem. Pois bem, foi justamente um samaritano, pessoa desprezada pelos judeus, que, mesmo sem ter qualquer responsabilidade sobre aquele homem, saiu dos seus afazeres para ajudar quem necessitava. Enquanto isso, pessoas que certamente tinham responsabilidade no caso, passaram sem se preocupar em ajudar. Estavam preocupados com seus afazeres religiosos e se esqueceram de viver o que ensinavam. Essa história guarda um ensinamento fundamental para todos nós.

6. A arca de Noé

A Arca de Noé foi uma oportunidade de salvação que o Senhor deu à humanidade. O início dessa história se deu por conta da perversidade humana, o Senhor percebeu o quanto as atrocidades haviam aumentado, porém, embora a corrupção de todos os seres humanos fosse grande, Noé era um homem íntegro, temente a Deus. Por isso, Deus poupou ele e sua família, dando-lhe uma ordem: Noé precisou construir uma arca de madeira, com três andares, e esse grande barco serviria como refúgio para que Noé, sua família, e um par de cada ser vivo da terra sobrevivessem ao dilúvio. Era uma tarefa difícil, mas ele a obedeceu e construiu a arca com as suas próprias mãos, levando cerca de 100 anos! Passou por tempestades e algumas adversidades, mas o Senhor sempre esteve lá, para acalmar a ventania e garantir que tudo saísse como o planejado. Quando as águas finalmente baixaram, Noé abriu a janela da arca e enviou algumas aves para explorar. Quando viu que era seguro, Noé retirou o teto da arca e todos saíram! Noé é o símbolo da obediência irrestrita a Deus.

Estas histórias da Bíblia refletem nossa própria jornada espiritual, oferecendo orientação e inspiração para superar desafios. Elas nos lembram que a fé e a coragem podem nos guiar. Gostou? Então continue nos acompanhando para mais conteúdos como este!