6 lições valiosas que aprendemos com a Arca de Noé
Descubra a fascinante história da

Arca de Noé

, uma narrativa milenar de sobrevivência e renovação. Explore a construção da arca, a seleção dos animais e as jornadas através das águas tumultuosas do dilúvio. Uma jornada emocionante através do tempo e da fé.


Lições sobre a Arca de Noé

Conhecendo a sua verdadeira história

A história da Arca de Noé é uma verdadeira jornada de fé, coragem e força. Ademais, uma chance de salvação! Segundo as Escrituras Sagradas, ela surgiu por conta da perversidade humana, o Senhor, percebendo o quanto as atrocidades haviam aumentado, decidiu encontrar uma forma de salvar a humanidade. E sabendo que Noé era um homem íntegro e temente a Deus, decidiu lhe escolher para esta grande missão. Salvar um par de cada criatura viva a bordo de um enorme barco.

Noé precisou construir uma arca de madeira, com três andares, e esse grande barco serviria como refúgio para que Noé, sua família, e um par de cada ser vivo da terra sobrevivessem ao dilúvio.

Era uma tarefa difícil, mas ele a obedeceu e construiu a arca com as suas próprias mãos, levando cerca de cem anos!

Passou por tempestades e algumas adversidades, mas o Senhor sempre esteve lá, para acalmar a ventania e garantir que tudo saísse como o planejado.

Quando as águas finalmente baixaram, Noé abriu a janela da arca e enviou algumas aves para explorar. Quando viu que era seguro, Noé retirou o teto da arca e todos saíram. Vivos e prontos para uma nova aventura!

Quais lições podemos tirar com essa história?

1. Aliança com o Criador

Os ensinamentos dessa história indicam o quão próximo estamos do Divino. O Reino de Deus não é um lugar, mas sim a revelação dele perante a sociedade!

A aliança que o Senhor estabeleceu com Noé e com todos os seres vivos, para a salvação da sociedade, mostra o quanto devemos fortalecer os nossos propósitos perante a Deus. A história da Arca de Noé nos conecta com nossa responsabilidade com toda a criação. Devemos ser conscientes de sermos escolhidos, alegres de ir ao encontro de uma promessa e fiéis ao cumprir a aliança!

2. Ter fé e confiança

A fé não é acreditar que algo pode acontecer, é ter a certeza! E Noé acreditou! Com todas as forças e sem duvidar um segundo sequer das escolhas de Deus. Essa é uma das lições mais valiosas que ele nos deixou! Apesar de muitos duvidarem do que Noé estava fazendo, ele se manteve firme na palavra que o Senhor lhe entregara, agarrado à sua fé no Criador e criando a arca inteiramente sozinho!

3. Ser obediente e temente a Deus

Sem dúvidas, Noé era um ser humano de muita luz, ele obedeceu fielmente a todas as ordens que lhe foram dadas, fez tudo – exatamente tudo – que Deus lhe ordenou. Em consequência disso, o Senhor os protegeu de todas as adversidades que lhe foram expostas. Sejamos obedientes! Mas como?! Ouvindo a palavra do nosso criador, seguindo seus passos, lendo a bíblia e entendendo os seus valores!

4. Manter a perseverança

Quando começaram os processos para a construção da Arca, Noé foi muito desencorajado pela sociedade! O que não faltavam, eram pessoas o colocando para baixo e dizendo que ele estava louco. E, mesmo com tudo isso, ele teve perseverança e se manteve firme! Ele acreditou que daria certo, essa é a nossa maior lição. Por mais que tenhamos dificuldades e pensamentos que muitas vezes nos sabotam, devemos acreditar e seguir até o final! Não dê ouvidos às críticas, só assim, poderemos desfrutar de todas as maravilhas que o Senhor reservou para nós.

5. Unidade e colaboração

Esse é o segundo maior mandamento da Bíblia, e temos um perfeito exemplo nesta narrativa. Ambos, estavam unidos na mesma direção, e serviram de apoio, um para o outro, concedendo mutuamente forças para vencer as águas turbulentas deste mundo! Todo o bem que queremos para nós, devemos querer também para o nosso próximo. Devemos ser amor, assim como Jesus nos ensinou: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”

6. Renovação e recomeço

Não importa quantas tempestades venham, o Senhor sempre será a salvação! Noé passou por dificuldades, mas no final, ele foi salvo! Somos salvos por meio da nossa fé, por meio de nossas experiências, quando nos aproximamos do Reino de Deus! A salvação que Jesus Cristo oferece ao homem é pela graça.

A história da Arca de Noé é uma narrativa bíblica que tem sido interpretada de várias maneiras ao longo dos séculos. Embora seja uma história religiosa, também pode ser vista como uma alegoria ou parábola com lições e ensinamentos que podem ser aplicados de várias maneiras.

Que tal agora se conectar com essa e outras histórias inesquecíveis da Bíblia através das nossas peregrinações?

Conheça os roteiros religiosos da Terra Santa Viagens – CLICANDO AQUI – e embarque numa peregrinação inesquecível!

Quer saber mais sobre o nosso trabalho e falar diretamente com uma de nossas consultoras de viagem? Então clique aqui e tire todas as suas dúvidas.