Igreja de Filadelfia: Sua história e ensinamentos
A Igreja de Filadélfia é uma das sete igrejas mencionadas no livro bíblico do Apocalipse, também conhecido como Revelação. O texto que se refere a esta igreja está contido em Apocalipse 3:7-13.

Essa passagem é parte das cartas que o apóstolo João escreveu, conforme instruído por Jesus Cristo, para serem enviadas às sete igrejas da Ásia Menor (atualmente parte da Turquia) durante o primeiro século. A característica mais marcante da igreja de Filadélfia, de acordo com o texto bíblico, é a sua fidelidade e perseverança, apesar das adversidades.

Carta a Igreja de Filadelfia estudo

Aqui está um resumo do que é dito sobre essa igreja:

Elogio pela fidelidade: Jesus elogia a igreja de Filadélfia por sua fidelidade a Ele, mesmo em meio a dificuldades e perseguições. Eles têm mantido Sua palavra e não negaram Seu nome.

Porta aberta: Jesus declara que Ele é o que tem a chave de Davi, e que Ele abriu uma porta para esta igreja que ninguém pode fechar. Isso pode simbolizar oportunidades e bênçãos que estão disponíveis para eles.

Oposição dos que se dizem judeus: Apesar de sua fidelidade, a igreja de Filadélfia enfrentou oposição daqueles que se diziam judeus, mas na realidade, eram uma sinagoga de Satanás. É uma referência a oposição e perseguição vindas de grupos religiosos ou outros adversários.

Promessa de proteção: Jesus promete proteger a igreja de Filadélfia da hora da provação que está por vir sobre o mundo inteiro. Essa promessa é um sinal de encorajamento e esperança para a igreja, mostrando que Deus está do lado deles.

Recompensa pela perseverança: Aqueles que permanecerem firmes em sua fé, mesmo em meio a tribulações, receberão recompensas. Jesus promete fazer dos que vencerem pilares no templo de Deus, e escreverá sobre eles o nome de Deus, da Nova Jerusalém e o Seu próprio novo nome.

PORQUE JESUS ELOGIA A IGREJA DE FILADÉLFIA?

O elogio pela fidelidade da igreja de Filadélfia é uma das características mais marcantes destacadas por Jesus Cristo na carta dirigida a essa comunidade. Nesse elogio, Jesus reconhece e valoriza a firmeza e lealdade dos membros da igreja em permanecerem fiéis a Ele, apesar das dificuldades e perseguições que enfrentavam.

A fidelidade da igreja de Filadélfia é elogiada porque:

1. Permanência na Palavra de Deus: Os membros da igreja de Filadélfia foram consistentes em guardar e viver de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo. Eles não se desviaram da verdade e mantiveram-se comprometidos com a mensagem do Evangelho.

2. Não negaram o nome de Jesus: Mesmo enfrentando pressões e ameaças de perseguição, os fiéis de Filadélfia não renunciaram ao nome de Jesus. Eles permaneceram firmes em sua confissão de fé, mostrando coragem e convicção diante das adversidades.

3. Persistência na fé: A fidelidade da igreja de Filadélfia não foi apenas uma questão de um momento específico, mas sim uma qualidade constante e duradoura. Eles perseveraram em sua fé ao longo do tempo, demonstrando um compromisso contínuo com Deus e Sua obra.

O elogio de Jesus à fidelidade da igreja de Filadélfia serve como um exemplo inspirador para os cristãos de todas as épocas. Ele destaca a importância de permanecer fiel a Deus, mesmo quando enfrentamos dificuldades ou pressões externas. A fidelidade é uma qualidade valorizada por Deus e é recompensada por Ele, como visto na promessa de proteção e recompensa feita aos fiéis de Filadélfia.

Porta aberta: Jesus declara que Ele é o que tem a chave de Davi

A referência à “porta aberta” e à chave de Davi, feita por Jesus na carta à igreja de Filadélfia, é uma metáfora rica em significado simbólico. Essa expressão está contida em Apocalipse 3:7, onde Jesus diz:

“Estas coisas diz o Santo, o Verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, aquele que abre, e ninguém fechará; e fecha, e ninguém abrirá.”

A chave de Davi é uma alusão ao Antigo Testamento, mais especificamente ao livro de Isaías, onde há uma profecia messiânica sobre um governante messiânico chamado “o Filho de Davi”. Davi era um rei muito respeitado em Israel, e sua linhagem era vista como a promessa de um reino eterno. Portanto, a chave de Davi simboliza a autoridade régia e o controle sobre o reino.

Quando Jesus se refere a si mesmo como aquele que tem a chave de Davi, Ele está reivindicando sua autoridade como o Messias prometido, o verdadeiro Rei de Israel e de todo o universo. Ele tem o poder soberano sobre o reino espiritual e celestial.

A “porta aberta” mencionada por Jesus pode representar diversas coisas:

Acesso à presença de Deus: Jesus, como o mediador entre Deus e os homens, abre uma porta de acesso direto à presença de Deus. Ele é o único caminho pelo qual podemos nos aproximar do Pai.

Oportunidades e bênçãos: A porta aberta pode simbolizar as oportunidades e bênçãos que Jesus concede àqueles que o seguem. Ele abre portas de oportunidade, providência e graça em nossas vidas.

Acesso ao Reino de Deus: A porta aberta também pode representar o ingresso no Reino de Deus, disponível para todos que creem em Jesus Cristo como Senhor e Salvador.

Ao afirmar que Ele é aquele que abre e fecha portas, Jesus está declarando sua autoridade divina sobre todas as circunstâncias e situações da vida de seus seguidores. Ele é o soberano que controla o destino e concede acesso à plenitude de vida que Ele oferece. Essa imagem da porta aberta destaca a generosidade e a bondade de Deus para com aqueles que O seguem com fé e obediência.

Filadelfia

SOBRE A OPOSIÇÃO DOS QUE SE DIZEM JUDEUS

Na carta à igreja de Filadélfia, Jesus menciona uma oposição vinda daqueles que se dizem judeus, mas na realidade, formam uma sinagoga de Satanás. Essa referência pode ser entendida em diversos níveis, tanto literal quanto simbolicamente.

1. Oposição religiosa: No contexto histórico, é possível que a oposição dos que se diziam judeus se refira a líderes religiosos judaicos que se opunham à mensagem cristã. Essa oposição poderia ter se manifestado através de perseguições, difamação ou tentativas de desacreditar os ensinamentos cristãos.

2. Rejeição messiânica: Alguns judeus da época rejeitaram Jesus como o Messias prometido, e essa oposição persistiu entre alguns grupos religiosos judaicos. Eles se opuseram ao cristianismo, considerando-o uma heresia e uma ameaça à sua própria fé.

3. Satanás como adversário: Ao mencionar que esses oponentes formam uma sinagoga de Satanás, Jesus pode estar se referindo não apenas à oposição humana, mas também ao papel espiritual do diabo como adversário do povo de Deus. Isso sugere que a oposição enfrentada pela igreja de Filadélfia não era apenas física, mas também espiritual, com forças demoníacas por trás dela.

4. Simbolismo da sinagoga de Satanás: O termo “sinagoga de Satanás” pode ser interpretado simbolicamente como qualquer grupo ou entidade que se opõe à verdade e aos propósitos de Deus. Representa uma força espiritual maligna que opera contra a obra de Deus na Terra.

Apesar da oposição enfrentada pela igreja de Filadélfia, Jesus encoraja os fiéis a permanecerem firmes em sua fé e promete proteção e recompensa para aqueles que perseverarem. Essa mensagem serve como um lembrete de que, mesmo em meio à oposição e perseguição, Deus está do lado daqueles que O seguem com fidelidade e confiança.

A PROMESSA DE JESUS A IGREJA DE FILADÉLDIA

Quando Jesus promete proteger a igreja de Filadélfia, Ele está oferecendo segurança e amparo divinos diante das adversidades e desafios que essa comunidade enfrenta. Essa promessa de proteção é uma expressão do cuidado e do amor de Deus por Seu povo, e é uma fonte de encorajamento e esperança para os crentes.

Essa proteção pode ser entendida de várias maneiras:

Proteção espiritual: Jesus promete estar ao lado da igreja de Filadélfia espiritualmente, fortalecendo-os em sua fé, concedendo-lhes discernimento espiritual e protegendo-os contra ataques espirituais do maligno. Essa proteção espiritual é essencial para a perseverança e a firmeza na caminhada cristã.

Proteção física: Embora não esteja especificamente mencionado no texto, a promessa de proteção também pode incluir a preservação da igreja de Filadélfia de perigos físicos, como perseguições, violência ou outras formas de ameaça à sua segurança física.

Proteção contra as provações futuras: Jesus menciona que protegerá a igreja de Filadélfia da “hora da provação que está para vir sobre o mundo inteiro”. Essa referência sugere que Deus os protegerá das tribulações vindouras, preservando-os da ira que está por vir sobre os ímpios.

Preservação do testemunho: A proteção prometida por Jesus também pode se estender à preservação do testemunho da igreja de Filadélfia. Ele promete mantê-los firmes em sua fidelidade e compromisso com Ele, permitindo-lhes continuar a proclamar o Evangelho e a glorificar Seu nome diante dos homens.

Essa promessa de proteção é uma demonstração do poder soberano de Deus e de Sua fidelidade em cumprir Suas promessas. Ele é o protetor e defensor de Seu povo, e Sua proteção é uma fonte de segurança e confiança para aqueles que confiam Nele.

IMPORTÂNCIA DA MENSAGEM DESTA IGREJA NOS DIAS DE HOJE

A mensagem da igreja de Filadélfia pode ser relevante e aplicável aos dias de hoje de várias maneiras.

Aqui estão algumas delas:

1. Fidelidade em meio à adversidade: Assim como a igreja de Filadélfia foi elogiada por sua fidelidade a Deus mesmo em face da oposição, os cristãos de hoje podem se inspirar a permanecerem firmes em sua fé, mesmo diante dos desafios e perseguições que possam enfrentar. Isso inclui resistir às pressões culturais que contradizem os valores e ensinamentos cristãos.

2. Confiança na proteção divina: Assim como Jesus prometeu proteger a igreja de Filadélfia, os cristãos contemporâneos podem encontrar conforto na promessa de que Deus está ao seu lado, oferecendo proteção espiritual e orientação em meio às incertezas e dificuldades da vida.

3. Abertura para as oportunidades divinas: A imagem da “porta aberta” pode ser interpretada como uma metáfora para as oportunidades que Deus coloca diante de Seu povo. Os cristãos são encorajados a permanecerem atentos e receptivos às oportunidades de servir a Deus e ao próximo, bem como de compartilhar o Evangelho em um mundo que precisa desesperadamente da esperança que só Cristo pode oferecer.

4. Rejeição de falsas doutrinas e ideologias: Assim como a igreja de Filadélfia foi alertada sobre aqueles que se diziam judeus, mas na verdade eram uma sinagoga de Satanás, os cristãos contemporâneos são chamados a discernir entre a verdade e o erro, rejeitando falsas doutrinas e ideologias que se opõem aos ensinamentos de Cristo.

5. Perseverança na fé: A mensagem geral da igreja de Filadélfia sobre perseverar na fé, apesar das circunstâncias adversas, continua relevante nos dias de hoje. Os cristãos são incentivados a permanecerem firmes em sua confiança em Deus, sabendo que Ele é fiel e capaz de sustentá-los através de todas as provações e desafios que enfrentarem.

Em suma, a mensagem da igreja de Filadélfia oferece uma fonte de encorajamento, orientação e inspiração para os cristãos contemporâneos, lembrando-os da importância da fidelidade, confiança em Deus e perseverança na fé, independentemente das circunstâncias ao seu redor.

A Igreja de Filadelfia

ATUALMENTE EXISTEM RUÍNAS DA IGREJA DE FILADÉLFIA?

Sim, existem ruínas da igreja de Filadélfia na atual cidade de Alasehir, na Turquia. Alasehir está localizada na província de Manisa, na região oeste da Turquia, e foi o local onde a antiga cidade de Filadélfia estava localizada. A igreja de Filadélfia era uma das sete igrejas mencionadas no livro do Apocalipse na Bíblia, e sua existência histórica é confirmada por evidências arqueológicas.

As ruínas da igreja de Filadélfia em Alasehir incluem partes das antigas muralhas da cidade, bem como vestígios de estruturas cristãs, incluindo uma basílica e ruínas de edifícios religiosos. Embora não reste muito da igreja em sua forma original, as ruínas ainda são um local de interesse histórico e arqueológico, e muitos visitantes vão até lá para aprender sobre a história cristã antiga na região.

SOBRE OS PRATOS TÍPICOS DA REGIÃO

A região de Alasehir, na Turquia, assim como outras partes do país, possui pratos típicos e especialidades culinárias que refletem a rica tradição gastronômica turca.

Aqui estão alguns pratos comuns que podem ser encontrados na região e em toda a Turquia:

Köfte: Köfte são almôndegas turcas feitas com carne moída (geralmente carne de bovino ou cordeiro), cebola, temperos e ervas. Eles são moldados em pequenas bolas e geralmente grelhados ou fritos. Köfte pode ser servido com salada, pão e molhos.

Kebabs: Os kebabs são um elemento central da culinária turca e existem várias variações. O kebab mais comum é o döner kebab, carne assada verticalmente em um espeto giratório e fatiada finamente. Outras variedades incluem o adana kebab (carne moída temperada) e o shish kebab (cubos de carne e vegetais grelhados em espetos).

Meze: Meze é uma seleção de pequenos pratos servidos como aperitivos ou acompanhamentos. Pode incluir uma variedade de pratos, como hummus (pasta de grão de bico), babaganoush (pasta de berinjela), tabule (salada de trigo bulgur), saladas, queijos, azeitonas e pães.

Pide: Pide é um tipo de pizza turca, feita com uma massa fina e recheada com uma variedade de ingredientes, como queijo, carne, vegetais e ovos. É frequentemente assada em forno de pedra e servida fresca e quente.

Gözleme: Gözleme é uma panqueca turca feita com massa fina e recheada com uma variedade de ingredientes, como queijo, batata, espinafre ou carne moída. É cozida em uma chapa e servida quente, muitas vezes acompanhada de iogurte ou molhos.

Dolma: Dolma é um prato comum em toda a Turquia e consiste em vegetais recheados, como folhas de uva, pimentão ou abobrinha, recheados com uma mistura de arroz, carne e temperos.

Esses são apenas alguns exemplos da rica culinária turca que pode ser apreciada na região de Alasehir e em todo o país. A comida turca é conhecida por sua diversidade de sabores, influências regionais e uso de ingredientes frescos e sazonais.

Além disso… Ao desfrutar de sua gastronomia local e visitar suas ruínas, não deixe de conhecer a cidade da Igreja de Sardes, que esta localizada nas proximidades de Alasehir!

O QUE VISITAR EM SARDES?

Asclepion de Hierápolis

Hierápolis é uma antiga cidade romana e está localizada a uma curta distância de Alasehir. Seu destaque é o Asclepion, um antigo centro de tratamento de saúde e bem-estar dedicado ao deus Asclépio. As ruínas do Asclepion são impressionantes e incluem banhos, templos e áreas de tratamento médico.

Pamukkale

Também próximo a Alasehir está Pamukkale, famosa por suas formações de travertino branco e piscinas termais naturais. Pamukkale é um Patrimônio Mundial da UNESCO e uma atração turística popular, oferecendo oportunidades para banhos termais e caminhadas ao redor das formações calcárias.

Necrópole de Bin Tepe

A Necrópole de Bin Tepe é um antigo cemitério lício com túmulos esculpidos em rocha que datam do século VI a.C. Esses túmulos são um exemplo impressionante da arte funerária lícia e oferecem uma visão fascinante da história da região.

Vinhas e Vinícolas

A região ao redor de Alasehir é conhecida por sua produção de vinho. Os visitantes podem explorar vinícolas locais, degustar vinhos e aprender sobre o processo de produção de vinho na região.

Esses são apenas alguns dos muitos atrativos turísticos que podem ser encontrados na área de Alasehir e seus arredores. A região é rica em história, cultura e beleza natural, oferecendo uma variedade de experiências para os visitantes explorarem.

*PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL SEM AUTORIZAÇÃO DO AUTOR.

Igreja de Filadélfia

Já imaginou fazer uma visita a Igreja de Filadélfia? Ou melhor, embarcar numa viagem rumo as Sete Igrejas do Apocalipse?

Se sim, conheça o nosso roteiro cristão: VIAGENS APOSTÓLICAS DE PAULO

Um pacote de viagem completo com duração de 14 dias que irá desbravar os caminhos do Apostólo Paulo pela Turquia e Grécia em Maio de 2024!

Se você deseja saber mais sobre o roteiro, fale agora com uma de nossas consultoras de viagem clicando aqui.

Leia também:

– Conhecendo a verdadeira história das Sete Igrejas do Apocalipse

– Descobrindo os tesouros espirituais: Uma jornada pela história da Igreja de Éfeso

– Igreja de Esmirna: Conheça a sua história e como ela se encontra atualmente

– Igreja de Pérgamo: Sua História e Curiosidades

– Igreja de Tiatira: Conheça sua história e curiosidades

– Igreja de Sardes: Como ela esta nos dias de hoje e sua história

– Descubra a história da Igreja de Laodiceia, mencionada no livro do Apocalipse

– As viagens missionárias do Apostólo Paulo