Descobrindo a verdadeira história dos Doze Apóstolos de Jesus!
Descubra a história fascinante dos Doze Apóstolos de Jesus – quem foram, como foram escolhidos e qual foi o papel crucial que cumpriram no desenvolvimento do cristianismo. Explore sua jornada inspiradara e impacto duradouro neste artigo informativo.

As Escrituras Sagradas contam que Jesus Cristo escolheu doze homens e os nomeia como seus apóstolos, com a missão de ensinar o seu evangelho.

É conveniente recordar que os

Doze Apóstolos de Jesus

escolhidos por Jesus foram pessoas simples, homens de diversas profissões, e como qualquer outro ser humano, tinham falhas e fraquezas. Mas, esses homens foram instruídos e capacitados pessoalmente por Jesus, de uma forma divina para realizar a missão dos Reinos de Deus, que é pregar o Evangelho a todos, e assim o fizeram.

Confira agora algumas das principais curiosidades a respeito desses homens que tiveram como papel fundamental dar continuidade à história de Jesus.

Inicialmente os doze apóstolos foram nomeados de discípulos. Isso porque a palavra discípulo significa “aprendiz” ou “seguidor” destinando ao período em que os homens estavam sendo instruídos por Jesus, para sua futura missão. Enquanto a palavras apóstolo significa “enviar” ou “remeter”. Levando em consideração esses aspectos, passa-se a entender que apóstolo significa “enviado” ou “mensageiro”, o que explica a sua função na missão que lhe foram designados.

Após sua ressurreição, Jesus enviou os doze homens ao mundo com a missão de ensinar o Evangelho. Por isso, eles então foram apresentados como apóstolos.

Quem eram os Doze Apóstolos de Jesus?

1. Simão Pedro: Conhecido por sua personalidade impulsiva, Pedro era um pescador que se tornou o líder dos apóstolos. Jesus o chamou de “a pedra” sobre a qual ele construiria sua igreja.

2. André: Irmão de Pedro, André também era pescador e foi o primeiro a seguir Jesus. Ele trouxe Pedro para Jesus.

3. Tiago, filho de Zebedeu: Junto com seu irmão João, Tiago foi chamado por Jesus para se tornar um dos apóstolos. Ele foi um dos três discípulos mais próximos de Jesus e esteve presente em eventos especiais, como a transfiguração de Jesus.

4. João: Irmão de Tiago, João era conhecido como “o discípulo amado” e também esteve entre os mais próximos de Jesus. Ele é autor de um dos evangelhos do Novo Testamento.

5. Filipe: Filipe foi chamado por Jesus enquanto ele estava na Galileia. Ele desempenhou um papel importante ao apresentar Jesus a Natanael.

6. Bartolomeu: Também conhecido como Natanael, Bartolomeu foi chamado por Filipe para seguir Jesus. Pouco se sabe sobre sua vida além de sua associação com os outros apóstolos.

7. Mateus: Anteriormente conhecido como Levi, Mateus era um cobrador de impostos. Jesus o chamou para segui-lo, e ele se tornou um dos apóstolos. Ele é autor de um dos evangelhos.

8. Tomé: Conhecido como “Dídimo” ou “Gêmeo”, Tomé é famoso por duvidar da ressurreição de Jesus até que ele o viu pessoalmente.

9. Tiago, filho de Alfeu: Às vezes chamado de “Tiago, o Menor”, para distingui-lo de Tiago, filho de Zebedeu, ele é mencionado como um dos Doze Apóstolos, mas pouco se sabe sobre sua vida.

10. Simão, o Zelote: Pouco se sabe sobre Simão, além do fato de que ele foi chamado de “o Zelote”, possivelmente indicando que ele pertencia ao grupo radical dos zelotes.

11. Judas Tadeu: Também chamado de “Lebeu” ou “Tadeu”, ele é mencionado brevemente no Novo Testamento. Pouco se sabe sobre sua vida além de seu nome.

12. Judas Iscariotes: Infelizmente, Judas Iscariotes é lembrado por trair Jesus, entregando-o às autoridades. Após sua traição, ele se enforcou.

Vale ressaltar que a maior parte das informações dos Evangelhos, foi fornecida pelos apóstolos.

Confira algumas curiosidades sobre os escolhidos

Além desses doze, muitos outros discípulos seguiam a Jesus Cristo e deram continuidade a Sua obra. No entanto, os doze apóstolos escolhidos foram nomeados de forma especial por serem mais próximos de Jesus. E para liderar a missão deixada por Cristo. Além do mais, antes de serem escolhidos como apóstolos, tinham todos sido discípulos íntimos do Senhor; acreditavam Nele; diversos, possivelmente todos, tinham confessado publicamente que Ele era o Filho de Deus.

Os Doze Apóstolos marcaram o início de uma nova época no ministério de Jesus. O dever e a responsabilidade de continuar o trabalho que Ele começara, e de edificar a Igreja estabelecida por Ele agora eram responsabilidade destes doze homens. Os enviados foram chamados para estar com Jesus. Ele sabia que precisava investir em suas vidas para transmitir-lhes princípios de retidão, fé e compaixão. Somente um investimento bem planejado poderia fazer com que eles progredissem de forma correta. E não há forma mais eficaz de aprender, do que ter um tempo contínuo na presença de Jesus. Depois de compreenderem o caráter do Nosso Salvador, os apóstolos teriam que pregar. Eles estavam sendo preparados para transmitir às pessoas o que viam em seu Mestre.

Desperte o seu lado espiritual através dos caminhos de Jesus! Aqui na Terra Santa Viagens você terá o privilégio de peregrinar por todos os principais cenários bíblicos! Além de se aventurar e explorar o melhor de cada região!