Paulo de Tarso: A história de um cidadão romano que transformou o mundo

QUEM ERA PAULO DE TARSO?



Nascido sob o manto do Império Romano, Paulo de Tarso era mais do que um simples cidadão. Sua cidade natal, Tarso, situada na pitoresca região da Cilícia, era uma província romana na época de seu nascimento. Graças ao princípio do jus soli, que concedia cidadania a todos os nascidos em território romano, Paulo herdou a cidadania romana ao nascer.

A vida e os tempos do Apostolo Paulo

A cidadania romana era um privilégio cobiçado, podendo ser adquirida de várias maneiras, como compra, alforria ou serviços prestados ao Estado. No entanto, no caso de Paulo, tudo indica que sua cidadania romana foi um direito de nascimento, já que não há registros de que ele a tenha obtido de outra forma.

Ser um cidadão romano era um trunfo poderoso. Conferia a

Paulo de Tarso

privilégios e proteções legais que não estavam disponíveis para aqueles que não possuíam essa cidadania. Em várias ocasiões, Paulo invocou sua cidadania romana para garantir seus direitos e proteção contra abusos ou tratamento injusto por parte das autoridades locais.

A história do Apostolo Paulo

SOBRE A CONVERSÃO DO APÓSTOLO



Mas Paulo não era apenas um cidadão romano; ele era um transformador de mundos. A data exata em que Paulo iniciou seu ministério não é precisamente conhecida, mas acredita-se que tenha sido logo após sua conversão, que ocorreu pouco após a crucificação de Jesus Cristo, por volta do ano 30 d.C.

Sua primeira grande atividade documentada como líder cristão ocorreu por volta do ano 46 d.C., durante sua primeira viagem missionária, conforme registrado em Atos dos Apóstolos no Novo Testamento da Bíblia.



Durante essa viagem, Paulo de Tarso e Barnabé viajaram para várias cidades da Ásia Menor, pregando o evangelho e estabelecendo comunidades cristãs. Portanto, o ministério de Paulo começou provavelmente por volta do final da década de 30 ou início da década de 40 d.C. E assim, Paulo, o cidadão romano, tornou-se Paulo, o apóstolo, cujo impacto ressoa até hoje.