A verdadeira história da cidade de Jerusalém
Shalom, peregrinos! Hoje, vamos explorar a

cidade de Jerusalém

, um destino especial para as três maiores religiões do mundo: judaísmo, cristianismo e islamismo.

Cidade de Jerusalém

Você já se perguntou como os exploradores europeus do século XIX desvendaram os segredos de Jerusalém? Bem, prepare-se para uma incrível jornada pela Bíblia e pela arqueologia, enquanto exploramos as descobertas que ajudaram a desvendar os mistérios dessa cidade extraordinária!

As descobertas de Jerusalém

A partir do século XIX, exploradores europeus começaram a cavar o solo de Jerusalém em busca de locais referenciados na Bíblia. Imagine o entusiasmo deles ao descobrirem faixas e vestígios de eventos milenares. Mas as verdadeiras revelações estavam por vir!

Avançando para o século 20, as escavações foram mais sistemáticas, lideradas por equipes de arqueólogos em nome da Universidade Hebraica e das autoridades de Israel. À medida que as pás tocavam o solo, elas revelavam segredos que haviam permanecido enterrados por séculos.



Em Jerusalém, é como se a história se acumulasse camada por camada. Descobertas incluíram escadas que levavam ao Templo, artefatos religiosos e restos de edifícios antigos.

Os arqueólogos também descobriram estruturas dos períodos helenístico, hasmoneu, romano, bizantino e mameluco. E perto do Monte do Templo, eles encontraram os vestígios de um palácio omíada. É como viajar no tempo e explorar civilizações antigas!



Jerusalém em todo o seu esplendor

Imagine uma cidade que foi destruída 12 vezes, sitiada em 20 graças e capturada em outras 50. Essa é Jerusalém. A história desta cidade é um épico repleto de drama, conquistas e tragédias. Mas o que faz Jerusalém tão especial? É uma capacidade de resistir e renascer, mantendo sempre a sua identidade única.

A origem de Jerusalém

Os vestígios encontrados em escavações arqueológicas sugerem que a história de Jerusalém é muito mais antiga do que imaginamos. Embora a fundação oficial seja remota a 1004 aC, os primeiros assentamentos na região datam de milênios antes. Os Jebuseus foram os primeiros habitantes, chamando sua nova casa de Jebus.



O Reinado de Davi e o Templo de Salomão

De acordo com a tradição judaica, o rei Davi conquistou Jerusalém em 1004 aC e se transformou na capital de seu reino unificado. Essa era de ouro viu a construção do lendário Templo de Jerusalém por seu filho, o rei Salomão, que abrigaria a reverenciada Arca da Aliança. Este local se tornaria central para a fé judaica.

Jerusalém sob o domínio romano

Os romanos entraram em cena em 64 aC, anexando Jerusalém como parte da Província da Judéia. Sob o governo de Herodes, a cidade se expandiu e floresceu, mas a paz foi efêmera. A primeira guerra judaico-romana no ano 66 dC resultou na destruição da cidade, incluindo o Segundo Templo. O Muro das Lamentações é hoje o último trecho desse templo sagrado.



Dominação estrangeira e disputas religiosas

Jerusalém passou por várias fases de domínio estrangeiro, incluindo o período bizantino e a conquista árabe no início do século VII. A construção do Domo da Rocha marcou essa era islâmica. As Cruzadas trouxeram mais conflitos, levando à devastação de Jerusalém.

Os otomanos deixaram sua marca na cidade, com o sultão Solimão reconstruindo seus muros e selando a Porta Dourada. Durante a Primeira Guerra Mundial, os britânicos assumiram o controle. O conflito cresceu, resultando em distúrbios e uma guerra aberta em 1948, que levou à criação do Estado de Israel com Jerusalém como sua capital.

Jornada espiritual em Jerusalém

Estamos enfrentando desafios, mas temos fé, pois um futuro de paz nos aguarda. Com a graça divina, ainda levaremos nossos queridos brasileiros a Jerusalém, um destino que revela o extraordinário de Deus!

Jerusalém é uma vitória divina, onde Deus manifesta Sua grandiosidade e amor. Mesmo diante das dificuldades, confiem que Deus está no controle. Acreditamos que, segundo Seu plano divino, continuaremos a guiar nossos irmãos e irmãs brasileiros nessa jornada espiritual pelos passos de Jesus, compartilhando as maravilhas de Jerusalém, uma cidade imensamente abençoada. Amém!