Cidade de Listra: O palco de Milagres e Missões na antiga Frígia

A ANTIGA CIDADE DE LISTRA



Listra, uma cidade antiga que ressoa com o eco dos tempos antigos, está situada na região da Frígia, na Ásia Menor, a atual Turquia. Esta cidade, conhecida por sua associação com as viagens missionárias de Paulo e Barnabé, é um portal para o passado glorioso da região.

ONDE FICA A CIDADE DE LISTRA?



Listra estava estrategicamente situada na região da Frígia, na parte central da Ásia Menor, não muito longe da cidade de Icônio. Aninhada nas montanhas da região, a cidade era conhecida por sua beleza natural, oferecendo uma vista panorâmica da paisagem circundante. Atualmente se encontra na Turquia.

Listra Turquia

CONTEXTO BÍBLICO – O Palco de um Milagre



Listra é mencionada nos Atos dos Apóstolos como o local onde Paulo e Barnabé realizaram parte de sua primeira viagem missionária. Assim sendo, durante sua estada em Listra, Paulo curou um homem coxo desde o nascimento, um milagre que causou grande admiração entre os habitantes locais. Este milagre, sem dúvidas, levou os habitantes a acreditar que Paulo e Barnabé eram deuses, e não seres humanos. No entanto, em um momento posterior, após uma intervenção dos judeus da região, a multidão foi instigada contra Paulo, e ele foi apedrejado e deixado por morto. Posteriormente, Paulo se recuperou e continuou sua jornada missionária.

SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS – As Ruínas de Listra



As ruínas de Listra, localizadas perto da moderna cidade de Hatunsaray, na província de Konya, na Turquia, são um testemunho da rica história da cidade. Entre os restos arqueológicos em Listra, certamente podem ser encontrados vestígios de uma antiga cidade greco-romana, incluindo um teatro, um pórtico, templos e casas. Além disso, o teatro, com assentos esculpidos na rocha, é uma das características mais proeminentes do sítio arqueológico, testemunhando a importância cultural da cidade na antiguidade.

Kilistra

CRISTIANISMO PRIMITIVO – A Resiliência de Paulo



A história de Paulo em Listra é inegavelmente significativa no contexto do cristianismo primitivo, pois mostra tanto os desafios enfrentados pelos primeiros missionários cristãos quanto a resiliência e perseverança necessárias para espalhar a mensagem do evangelho em meio à adversidade.

Em conclusão, Listra foi uma cidade antiga na região da Frígia, onde Paulo e Barnabé realizaram atividades missionárias durante sua primeira viagem, conforme registrado nos Atos dos Apóstolos. Suas ruínas, atualmente são testemunho de sua importância histórica e seu papel no desenvolvimento do cristianismo primitivo. Então, prepare-se para embarcar em uma viagem ao coração da Turquia, onde a história e a cultura se encontram.

QUER SABER MAIS? Leia também:

– Paulo de Tarso: A história de um cidadão romano que transformou o mundo

– Pafos de Chipre: Um mergulho na sua história e mitologia

– Perge, Turquia: Um portal para o passado na encruzilhada da história de Paulo

– Frígia: Conheça a região berço de lendas e civilizações de Anatólia