Explorando o Domo da Rocha: Uma Jornada através do símbolo de Jerusalém
Surpreenda-se com a história deste

símbolo de Jerusalém

, onde diferentes crenças se encontram. Se você se interessa por história, religião e construções majestosas, então está no lugar certo. Continue lendo para saber mais.

O Domo da Rocha também conhecido como símbolo de Jerusalém, é o verdadeiro cartão-postal de Israel. É visto em diversas fotos do país e fica localizado no Monte do Templo. Há quem diga ser o monumento mais impressionante da Cidade Velha.

Há uma teoria que o lugar foi construído porque, segundo uma lenda, o profeta Maomé foi levado ao Monte Moriá pelo Anjo Gabriel e de lá subiu ao céu e encontrou todos os profetas que o precederam, assim como viu Deus sentado em seu trono, cercado por anjos.

Porém, essa história nunca apareceu em nenhum dos textos islâmicos, o que levou algumas pessoas a acreditar que a razão principal pela qual o monumento foi construído, foi para comemorar a vitória islâmica sobre os cristãos em Jerusalém e não para honrar a suposta ascensão de Maomé.

Muito se discute que a área do Monte do Templo que abriga o Domo da Rocha foi construída no primeiro século d.C., sob o governo de Herodes, sendo parte da sua construção do Segundo Templo Judaico. A área do Monte é altamente sagrada e demorou quase sete anos para ser concluída, sendo hoje, uma das estruturas islâmicas mais antigas do mundo. A cúpula foi coberta com ouro e de longe, é o que mais atrai a atenção dos peregrinos da Terra Santa.

Quer conhecer algumas curiosidades do Domo?

De fato, o símbolo de Jerusalém é uma estrutura impressionante e vista facilmente em muitas fotos de Jerusalém. Uma curiosidade é que a cúpula não se encontra apenas no topo do Monte Moriá, mas também foi construída sobre uma plataforma elevada, decorrendo a cerca de cinco metros mais alta que o resto da área do Monte do Templo.

Outra curiosidade é o que tem na parte de dentro da cúpula. Pois bem, lá se encontra o ponto mais alto do Monte Moriá. Embora muitas pessoas se refiram ao local como uma mesquita, ela foi, de fato, construída como um santuário para os peregrinos.

O local pode ser acessado por onze portões na Cidade Velha, mas os turistas e não-muçulmanos só podem ter acesso pelo Portão Marroquino, localizado perto do Muro das Lamentações, onde é possível ver toda a passarela de madeira que dá acesso ao portão de entrada.

Um ponto importante a ser ressaltado é que há um código de vestimenta para a maioria dos locais em Israel. Ou seja, você deve vestir-se de forma recatada, como sinal de respeito e até mesmo para garantir a sua segurança. A forma de se comportar também exige muito respeito, afinal, é um local sagrado!

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o Domo da Rocha, que tal agendar a sua viagem e conhecer de perto o símbolo de Jerusalém?