Emaús, local da aparição de Jesus
Local de uma das primeiras aparições de Jesus, devido à sua posição estratégica, certamente, desempenhou um importante papel administrativo, militar e econômico.

Emaús, conhecida também como Nicópolis era um povoado da Palestina, mas entre os séculos III e VII d.C. foi uma cidade localizada a, aproximadamente, 11 km ao noroeste da moderna Jerusalém.

A antiga tradição cristã dos Pais da Igreja, bem como os peregrinos para a Terra Santa durante o período romano-bizantino, reconheceram por unanimidade Nicópolis como a Emaús mencionado no Evangelho de Lucas. Aliás, Emaús Nicópolis preservou seu antigo nome de “Emaús” (“Amwas”) ao longo dos tempos.

Vale ressaltar, igualmente, que durante o período bizantino, Emaús-Nicópolis tornou-se uma grande cidade, um bispado e um grande complexo de igrejas foi erguido no local da aparição do Cristo ressuscitado, que serviu de lugar de peregrinação, e cujas ruínas ainda existem hoje. E, conforme consta, durante o período das Cruzadas, a presença cristã foi retomada em Emaús, e a igreja bizantina foi restaurada.

Local da Aparição de Jesus

Dessa forma, a tradição cristã de venerar este lugar como Emaús, onde o Cristo ressuscitado apareceu, também sobreviveu aos séculos. E, de acordo com as escrituras cristãs, portanto, Jesus apareceu perante dois de seus discípulos em Emaús após a sua ressurreição , logo após a sua crucificação, e a descoberta do túmulo vazio.

Por outro lado, a memória da aparição de Jesus ressuscitado em Emaús também começou a ser celebrada em outros três lugares na Terra Santa: Ha-Motsa (cerca de 6 km a oeste de Jerusalém), Qubeibe (cerca de 12 km a noroeste de Jerusalém) e Abu Ghosh (cerca de 12 km a oeste de Jerusalém).

Narrativa bíblica

O Evangelho de Lucas descreve um encontro na estrada e uma refeição posterior, narrando como um discípulo de nome Cléopas estava viajando em direção a Emaús com um colega, quando eles se encontraram com Jesus. Entretanto, a princípio, eles não o reconheceram e discutiram a tristeza que sentiam com os eventos recentes (a morte de Jesus).

Eles o convenceram, então, a segui-los e a juntar-se a eles numa refeição, durante a qual eles o reconheceram. Similarmente, em Marcos 16:12–13, há um relato que descreve a aparição de Jesus a dois discípulos enquanto eles estavam andando numa zona rural, quase que no mesmo ponto da narrativa evangélica,

“Depois disto manifestou-se sob outra forma a dois deles que iam a caminho para o campo. Eles foram anunciá-lo aos mais, mas nem a estes deram crédito.” (Marcos 16:12–13)

Aparição de Jesus em Emaus

E, voltando ao Evangelho de Lucas , ali está registrado que Jesus ficou com os discípulos e jantou com eles após o encontro na estrada:

A narrativa detalhada deste episódio, decerto, é geralmente considerada como uma das melhores narrativas de uma cena bíblica no Evangelho de Lucas. No relato, quando Jesus apareceu à Cléopas e à outro discípulo, a princípio os “olhos deles não o puderam reconhecer”.

Posteriormente, quando Jesus, “estando com eles à mesa, tomando o pão deu graças, e, partindo-o, dava-lhes”, eles o reconheceram. Conforme outro registro, vale salientar a afirmação que Emaús devastada pelos romanos, tornou-se um pequeno povoado e é mencionado como tal na seguinte passagem do Evangelho de Lucas:

“E, naquele mesmo dia, dois deles estavam caminhando em direção a um povoado chamado Emaús. E iam dialogando sobre todos os fatos, recentemente, ocorridos. Enquanto trocavam ideias e discutiam, o próprio Jesus se aproximou de ambos e começou a caminhar com eles; entretanto, os olhos deles foram impedidos de reconhecê-lo. Ao se aproximarem do povoado para o qual se dirigiam, Jesus fez como quem ia continuar a caminhada, seguindo mais à frente. Porém, eles muito insistiram, rogando-lhe: ‘Fica conosco, pois é tarde, e o dia já está chegando ao fim!’ Então, Ele entrou para ficar com eles. E aconteceu que, quando estavam reclinados ao redor da mesa, tomando Ele o pão, deu graças, partiu-o e o deu a eles; neste mesmo instante, se lhes abriram os olhos, e O reconheceram”.

Tanto o “Encontro na estrada para Emaús” quanto o subsequente Jantar em Emaús, que relata a refeição que Jesus teve com os dois discípulos após o encontro na estrada, se tornaram temas muito representados na arte, tendo esse último, principalmente, recebido mais atenção. Outrossim, a arte medieval tende a mostrar o momento antes do reconhecimento de Jesus.

Emaus Nicopolis

Ademais, o evento se tornou um ponto de inspiração para batizar diversos movimentos religiosos, serviços e atividades cristãs.

Interessado em acompanhar mais informações sobre uma viagem para Israel? Então continue conosco porque, em breve, em nossa próxima publicação, daremos mais detalhes sobre os fascínios e encantos que reserva uma viagem para Israel.

Enquanto isso, para maiores informações sobre muitas opções de roteiros, exclusivos pacotes, e reservas de viagem para Israel e outros destinos da TERRA SANTA VIAGENS, CLIQUE AQUI. Uma de nossas consultoras te atenderá com toda a atenção, disponibilidade e gentileza que você merece!

Viaje com seguranca, tranquilidade e todo o suporte para garantir a viagem dos seus sonhos! Viaje com TERRA SANTA VIAGENS, consolidada na área de turismo, com uma bem-sucedida jornada empresarial, e com muita responsabilidade no que faz, especialmente, para você.