Rio Jordão, um local de imensa importância localizado em Israel
Cenário de muitas histórias, fé e esperança, justifica o embarque para uma viagem para Israel, onde uma impressionante beleza de grande força espiritual e uma rica história, generosamente, são oferecidas a quem o visita.

LOCALIZAÇÃO

O rio Jordão, de grande importância sócio-econômica, histórica e religiosa (cenário de diversas histórias da narrativa bíblica), é um extenso rio e um dos mais importantes do Oriente Médio.

Com cerca de 250 km de extensão, corre no sentido norte-sul, e banha Israel, Cisjordânia e Jordânia.

Constituindo um significativo trecho da fronteira Israel-Jordânia, certamente, é um dos locais mais antigos do mundo, onde foram localizados vestígios de ocupação humana.

Israel - Rio Jordão

O Rio Jordão tem origem no Monte Hérmon, entre a Síria e o Líbano, e percorre um caminho meandrante, com terrenos de altitudes muito baixas até desaguar no Mar Morto, a 200 km da sua nascente.

A área onde o rio Jordão deságua, no Mar Morto como acima citado, encontra-se a aproximadamente 400 metros abaixo do nível do mar e, banhando as menores altitudes do planeta Terra é classificado como o rio mais baixo do mundo.

Canais construídos e alimentados com as águas do rio Jordão permitiram o povoamento de muitas áreas que eram inabitadas por conta das condições climáticas e de solo, como a região de Al-Grawr, entre os anos 1960 e 1970.

Síria, Líbano e Israel realizam boa parte do seu abastecimento hídrico a partir das águas do rio Jordão, sendo certo que suas águas são usadas para o abastecimento de cidades e vilas.

Proporciona, ademais, o desenvolvimento da agricultura irrigada em uma área de clima muito quente e seco.

Entre os produtos que são cultivados com o auxílio das águas do rio Jordão estão vegetais, laranjas, bananas e beterrabas.

Outrossim é importante, igualmente, para a economia dos países que banha por conta do turismo religioso e de lazer como, por exemplo para a prática de esportes.

Yardenit

Contudo, apesar da sua importância religiosa e econômica, as águas do rio Jordão têm perdido volume e qualidade por conta da poluição, e do seu uso intensivo, sendo certo que sua vazão original foi reduzida em 90%, devido o intenso uso de suas águas para o consumo humano, bem como para atividades agrícolas.

SIGNIFICADO DO RIO JORDÃO NA BÍBLIA

O Rio Jordão, decerto, carrega um enorme simbolismo religioso tanto para cristãos, quanto para judeus e muçulmanos, sendo citado em inúmeras passagens da Bíblia.

De acordo com esse livro sagrado, foi nas águas do Rio Jordão que Jesus Cristo foi batizado por João Batista, e logo depois teve o seu encontro com o Espírito Santo.

Também ao longo do curso do rio Jordão, Cristo realizou muitas de suas pregações.

Assim como a passagem do Mar Vermelho representou a libertação do povo de Israel da escravidão no Egito, a travessia do Jordão representou a libertação das adversidades do deserto.

Tal travessia realizada pelos hebreus e conduzida por Josué, assim como citado na Bíblia, marca a chegada daquele povo na Terra Prometida, um lugar de descanso e prosperidade, depois de quarenta anos de caminhada.

Ressalte-se que esse caminho pelo leito do Jordão foi feito no sentido leste-oeste e, durante a travessia, o rio que fluía normalmente pelo local se abriu, permitindo, assim, a passagem de todo o povo hebreu.

Para além desses episódios, a Bíblia narra, ainda, a subida do profeta Elias aos céus quando estava na margem do Rio Jordão, assim como o poder de cura de suas águas, que agiu de modo a curar Naamã.

A IMPORTÂNCIA DO RIO JORDÃO

O simbolismo religioso do rio Jordão, não somente para os cristãos, mas também para os judeus e para os muçulmanos, confere a esse rio grande importância.

De fato, é comum que grupos religiosos peregrinem até o rio Jordão para serem batizados em suas águas, assim como aconteceu com Jesus Cristo, bem como para realização de outros rituais religiosos.

BATISMO NO RIO JORDÃO

O batismo de Jesus foi um gesto de obediência à vontade do Pai, de profunda humildade, iniciando assim sua vida pública.

Por sua vez, Jesus aproveitava as águas do rio para batizar as pessoas que se arrepediam de seus pecados (Mateus 3:4-6).

Gente de Jerusalém, de toda a Judéia, e de todo o vale do Jordão ia até Ele.

Batismo em Israel

Yardenit, é um dos locais de batismo no rio Jordão, onde roupas brancas e, por certo, o silêncio respeitoso tomam conta do lugar.

Aliás, aos peregrinos, é oferecida toda a infraestrutura para realizar o primeiro sacramento nas mesmas águas onde Jesus, segundo a tradição, foi batizado por João Batista.

Portanto, em uma viagem para Israel, vale muito a visita ao Rio Jordão.

Assim essa é mais uma, dentre tantas, as maravilhas da Terra Santa, e você poderá conhecê-la, através dos nossos exclusivos pacotes de viagem para Israel!

Para informações detalhadas sobre muitas opções de roteiros, exclusivos pacotes, e reservas de viagem para Israel e outros destinos da TERRA SANTA VIAGENS, CLIQUE AQUI e converse com uma de nossas consultoras.

Viaje com seguranca, tranquilidade e todo o suporte que somente a Terra Santa Viagens pode proporcionar.