Descubra Veneza: História, Arte e Romance em Cada Canto
Veneza é a capital da região do Vêneto, no norte da Itália. O nome é derivado do antigo povo veneti, que habitou a região até o século X a.C.

Sua população original era formada por refugiados de cidades romanas como Pádua, Altino e Concórdia (moderna Portogruaro) que fugiam, por certo, das sucessivas invasões germânicas no século V.

Veneza está em uma excepcional localização em uma lagoa do Mar Adriático, a lagoa de Veneza.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) a posição marítima de Veneza a tornou uma das cidades mais importantes da Rota da Seda, desde sua fundação, no século V d.C.

Considerada, de fato, Patrimônio Mundial da Humanidade desde 1987, tem no centro histórico seu principal núcleo. Ele é constituído por um conjunto de ilhas no centro da lagoa e sempre esteve isolado (algo que em numerosas ocasiões representou um eficiente sistema de defesa).

Entretanto, em 1846, foi construída a ponte ferroviária e, em 1933, a Ponte della Liberta, com 4 km, trouxe para a entrada da cidade o tráfego rodoviário, ligando Mestre à Piazzale Roma.

Assim, a cidade está coberta por 177 canais, 400 pontes e 118 ilhas, entre a foz do rio Ádige (ao sul) e do rio Piave (ao norte).

Aliás, está rodeada de lagoas de pouca profundidade, o que serviu como excelente defesa pois em suas águas encalhavam, facilmente, os navios que não as conheciam.

Era também uma cidade protegida por grandes muralhas. Mas as “muralhas” de Veneza são os perigosos bancos de areia que ficam quase a descoberto na baixa-mar.

Para chegar até ela vindo do mar Adriático é preciso conhecer bem as passagens que, em tempos de paz, eram assinaladas com fileiras de estacas com luzes à noite.

Além disso, Veneza é uma cidade rica em museus e galerias de arte. É conhecida por seus vários e, inegavelmente, importantes movimentos artísticos, especialmente do período renascentista.

Local de nascimento de Antonio Vivaldi, a cidade desempenhou um importante papel na história da música sinfônica e da ópera.

Outrossim, o Festival Internacional de Cinema de Veneza é realizado anualmente desde 1932 e acontece no Palazzo del Cinema.

Embora o festival seja anual, está englobado no que se designa como Bienal de Veneza, uma exposição internacional de artes de grande projeção internacional.

Por outro lado, há o carnaval de Veneza. Trata-se, de fato, de uma festa com duração de dez dias e seus participantes costumam usar trajes típicos do século XVIII, com lindas máscaras.

A economia de Veneza, por sua vez, mudou ao longo da história. Atualmente está baseada, principalmente, no turismo, na construção naval (feita principalmente nas cidades vizinhas de Mestre e Porto Marghera), nos serviços, no comércio e nas exportações industriais.

Ademais, a produção de cristal murano e a de rendas também são muito importantes para a economia local.

Existem, decerto, inúmeras atrações em Veneza, como a Basílica de São Marcos, o Grande Canal e a Praça de São Marcos.

Ademais, o Lido di Venezia é um destino de luxo atraindo milhares de atores, críticos, celebridades e principalmente pessoas da indústria cinematográfica.

Em uma viagem para Veneza, você vai entender porquê ela é considerada como uma das mais belas do mundo!

Para saber mais desse destino turístico, considerado muito importante pela sua arte e arquitetura, CLIQUE AQUI e converse com uma de nossas consultoras.

Além do pacote de viagem para Veneza, você também poderá se informar sobre outras opções de pacotes e roteiros, e reservas da TS Viagens Internacionais.

Estamos esperando por você!